As competências informacionais desenvolvidas por meio das ações de capacitação do Programa de Educação Continuada de Usuários (PROEDUC) do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Resumo
Resumo: As recentes mudanças tecnológicas vivenciadas pela humanidade nos apresentaram novas formas de acesso, busca e recuperação da informação. Dominar esses recursos informacionais, principalmente no meio acadêmico se tornou imprescindível para o avanço do conhecimento e da pesquisa científica. Assim considerou-se importante analisar os serviços disponibilizados aos usuários (ProEduC) e o impacto na formação da competência informacional dos interagentes. Tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento da competência informacional dos interagentes por meio dos serviços de capacitação oferecidos pelo (ProEduC) a partir da sua própria percepção e objetivos específicos a) contextualizar o ProEduC do SiBi/UFPR e sua importância para o desenvolvimento a competência informacional dos seus interagentes; b) caracterizar os serviços de capacitação ofertados pelo ProEduC do SiBi/ UFPR; c) descrever a percepção dos interagentes do ProEduC SiBi/UFPR sobre o impacto das capacitações na formação da sua competência informacional. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como estudo de caso, do tipo descritivo. Quanto ao método de pesquisa utilizou-se a bibliográfica e documental, o questionário com perguntas fechadas e abertas e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados para descobrir através dos respondentes se as capacitações têm contribuído para o desenvolvimento de suas competências informacionais. Constata que mais de 80% dos interagentes concordaram que as capacitações ofertadas pelo ProEduC contribuíram para o desenvolvimento da sua competência informacional; o alcance das capacitações desde o início das transmissões pelo canal do You Tube do SiBi pois, muitos interagentes participam das capacitações de vários estados do Brasil e de países como Moçambique, Angola, México, Índia, Indonésia, Azerbaijão, Itália, Portugal e Taiwan. A necessidade de o ProEduC promover um equilíbrio na oferta das capacitações contemplando temas relacionados a todas as dimensões da competência informacional. A necessidade de capacitar as equipes das bibliotecas. O interesse dos interagentes pela oferta de uma disciplina transversal focada na competência informacional. A necessidade de o ProEduC reestruturar processos e equipes, delimitando o trabalho de maneira equânime, buscando mais eficiência nos processos. A pesquisa contribui para a ampliação das discussões sobre educação de usuários e enquanto contribuição teórica apresenta a caracterização dos fatores de impacto dos cursos e capacitações na formação da competência informacional dos interagentes do ProEduC SiBi/UFPR. Abstract: Recent technological changes experienced by humanity have introduced us to new ways of accessing, searching, and retrieving information. Mastering these informational resources, especially in the academic environment, has become essential for the advancement of knowledge and scientific research. Thus, it was considered important to analyze the services provided to users by the Continuing User Education Program (ProEduC) and the impact on the development of information literacy among participants. The general objective is to analyze the development of information literacy among participants through the training services offered by the Continuing User Education Program (ProEduC) from their own perspective, with specific objectives: a) to contextualize ProEduC of SiBi/UFPR and its importance for developing the information literacy of its participants; b) to characterize the training services offered by ProEduC of SiBi/UFPR; c) to describe the perception of ProEduC SiBi/UFPR participants regarding the impact of the training on the development of their information literacy. The methodology used in this interdisciplinary research is characterized as a case study of a descriptive nature. The research method included bibliographic and documentary analysis, questionnaires with closed and open questions, and semi-structured interviews as data collection instruments to discover, through respondents, whether the training has contributed to the development of their informational skills. It finds that more than 80% of participants agreed that the training offered by ProEduC contributed to the development of their information literacy; the reach of the training since the beginning of broadcasts on SiBi's YouTube channel, as many participants come from various states in Brazil and countries such as Mozambique, Angola, Mexico, India, Indonesia, Azerbaijan, Italy, Portugal, and Taiwan. The need for ProEduC to promote a balance in offering training covering topics related to all dimensions of information literacy. The need to train library staff. The interest of participants in offering a transversal discipline focused on information literacy. The need for ProEduC to restructure processes and teams, distributing work evenly to seek more efficiency in processes. The research contributes to expanding discussions on user education and, as a theoretical contribution, presents the characterization of the impact factors of courses and training on the development of information literacy among ProEduC SiBi/UFPR participants.
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