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    "Me ajuda, conversa comigo, me dê um remédio" : perspectivas sobre o cuidado em Centros de Atenção Psicossocial

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    R - D - PAMELA DOS SANTOS FARINHUK.pdf (3.749Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Farinhuk, Pamela dos Santos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este estudo explora as perspectivas de usuários e profissionais de saúde sobre o cuidado, no contexto de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que operam sob o modelo territorial na cidade de Curitiba-PR. Para isso, foram estipulados como objetivos: identificar e analisar os processos de gestão do cuidado e os princípios que orientam as práticas nos serviços estudados, sob a ótica da atenção psicossocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, com delineamento transversal. Para construção dos dados utilizou-se da triangulação de métodos qualitativos. Os resultados foram organizados em quatro categorias de análise: "O que é o CAPS para os usuários?", "As relações da pessoa com o serviço", "Como o cuidado é ofertado" e "Como o cuidado é organizado". Verificou-se que as relações estabelecidas são a base do cuidado e que, nos serviços estudados, as práticas pautadas no paradigma da atenção psicossocial coexistem com uma lógica de trabalho gerencialista. Também foi possível observar a ausência de uma rede de cuidado em saúde mental, que atualmente se concentra nos Centros de Atenção Psicossocial e serviços de saúde. Concluiu-se que os processos de trabalho baseados em lógicas gerencialistas dificultam a prática dos princípios da atenção psicossocial.
     
    Abstract: This study explores the perspectives of users and health professionals on care, in the context of four Psychosocial Care Centers (CAPS) that operate under the territorial model in the city of Curitiba-PR. To this end, the objectives were stipulated: to identify and analyze the care management processes and the principles that guide practices in the services studied, from the perspective of psychosocial care. This is a qualitative, exploratory-descriptive research, with a cross-sectional design. To construct the data, triangulation of qualitative methods was used. The results were organized into four categories of analysis: "What is CAPS for users?", "The person's relationships with the service", "How care is offered" and "How care is organized". It was found that established relationships are the basis of care and that, in the services studied, practices based on the psychosocial care paradigm coexist with a managerial work logic. It was also possible to observe the absence of a mental health care network, which currently focuses on Psychosocial Care Centers and health services. It was concluded that work processes based on managerial logic make it difficult to practice the principles of psychosocial care.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93831
    Collections
    • Dissertações [124]

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