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    Práticas de educação ambiental no contexto da educação infantil do município de São José dos Pinhais

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    R - D - QUEILA CRISTINA INDALENCIO BATISTA MARTIN.pdf (9.069Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Martin, Queila Cristina Indalencio Batista
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa aborda como o ensino formal da educação ambiental se insere nas vivencias infantis em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de São José dos Pinhais/Paraná, um localizado na zona urbana e outro na zona rural. A pesquisa ampara-se em uma metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizada como descritiva de tipo exploratória e analítica. A proposta da pesquisa emergiu de questionamentos a respeito da existência (ou não) de projetos que conectem crianças do município com a natureza, incluindo propostas em nível de políticas públicas municipais voltadas à educação ambiental, legislações que as respaldem, bem como direcionamentos para o trabalho de conteúdos voltados à educação ambiental na educação formal de crianças do município. Com vistas a dar conta de tais questionamentos, a questão-problema da pesquisa foi: como a educação ambiental vem sendo desenvolvida na educação infantil da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais/PR, especificamente nos CMEIs? O objetivo da pesquisa foi analisar a importância da educação ambiental para a educação infantil municipal, por meio da aplicação de uma matriz de indicadores voltada ao estudo da dimensão ‘espaço físico’. Assim, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de uma matriz de indicadores da educação ambiental construída pela professora Dra. Solange Reiguel Vieira (2021), enfatizando a dimensão espaço físico, como já citado anteriormente. Ao ser aplicada na realidade da educação ambiental na educação infantil do município de São José dos Pinhais, no Paraná, essa matriz serviu como ferramenta metodológica que possibilitou uma leitura apurada da realidade, evidenciando os resultados, apontando as potencialidades e as fragilidades da relação entre o espaço físico e as práticas ambientais em dois centros municipais de educação infantil de São José dos Pinhais, um localizado na zona rural e outro na zona urbana, por meio da análise de três indicadores: território do CMEI e seu entorno, infraestrutura e ambiente educativo e ecoeficiência. A partir da análise conclui-se que a arquitetura e o território dos centros municipais de educação infantil influenciam no desenvolvimento das práticas e vivências da educação ambiental na educação infantil do município.
     
    Abstract: This research addresses how the formal teaching of environmental education is inserted into children's experiences in two Municipal Early Childhood Education Centers (CMEI) in the municipality of São José dos Pinhais/Paraná, one located in the urban area and the other in the rural area. The research is based on a methodology with a qualitative and quantitative approach, characterized as descriptive, exploratory and analytical. The research proposal emerged from questions regarding the existence (or not) of projects that connect children in the municipality with nature, including proposals at the level of municipal public policies aimed at environmental education, legislation that supports them, as well as directions for work of content focused on environmental education in the formal education of children in the municipality. In order to address such questions, the research problem question was: how has environmental education been developed in early childhood education in the municipal education network of São José dos Pinhais/PR, specifically in the CMEIs? The objective of the research was to analyze the importance of environmental education for municipal early childhood education, through the application of a matrix of indicators focused on the study of the ‘physical space’ dimension.?? Thus, data collection took place through the application of a matrix of environmental education indicators constructed by professor Dr. Solange Reiguel Vieira (2021), emphasizing the physical space dimension, as previously mentioned. When applied to the reality of environmental education in early childhood education in the municipality of São José dos Pinhais, in Paraná, this matrix served as a methodological tool that enabled an accurate reading of the reality, highlighting the results, pointing out the potentialities and weaknesses of the relationship between physical space and environmental practices in two municipal early childhood education centers in São José dos Pinhais, one located in the rural area and the other in the urban area, through the analysis of three indicators: CMEI territory and its surroundings, infrastructure and educational environment and eco-efficiency. From the analysis it is concluded that the architecture and territory of municipal early childhood education centers influence the development of practices and experiences of environmental education in early childhood education in the municipality.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93666
    Collections
    • Dissertações [132]

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