Das normas ao trabalho em sala de aula com a educação ambiental nas escolas
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Machado, Maria Aparecida dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa, que surgiu do interesse da pesquisadora em saber quais conceitos das normativas da Educação Ambiental fazem parte do repertório dos docentes, da Escola Municipal Professora Balbina Pereira de Souza, em Araucária – PR. A observação da realidade escolar mostrou que há espaço para uma abordagem da temática ambiental de uma forma crítica e emancipatória, que faça a escola avançar da visão ingênua dos problemas ambientais, para além de questões recorrentes como a separação do lixo. A pesquisa tem o objetivo geral de investigar de que maneira o ensino da Educação Ambiental é compreendida pelos professores, em relação aos documentos normativos, que regem a temática nas escolas. Para isso, foram revistas as normas para a Educação Ambiental, nos níveis federal, estadual e municipal. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem um arcabouço teórico fundamentado em autores como Ludke e André (2022) e Minayo (2016), entre outros. Para discutir a urgência de um novo fazer pedagógico, buscamos trazer Freire (2022). Da temática ambiental, entendida como um componente essencial para a pesquisa, trouxemos autores como Acosta (2016), Boff (2016), Leff (2015), Loureiro (2012), Morin (2011), entre outros. Foi feita uma revisão teórica dos conceitos de Educação Ambiental, na perspectiva emancipatória, em Freire e em autores que dialogam com ele sobre o assunto, além do conceito de interdisciplinaridade. Utilizou-se o recurso do questionário, como ferramenta metodológica, para identificar os conceitos de Educação Ambiental que fazem parte do repertório dos docentes. A análise interpretativa das respostas evidenciou a possibilidade da criação de um protocolo com ações de Educação Ambiental, que entrelaçam os conteúdos disciplinares, como Produto Educacional. A pesquisa finaliza com a indicação de outras possibilidades de investigação, no sentido de efetivar uma educação que contribua para a formação de cidadãos com consciência planetária. Abstract: This paper presents the findings of a study initiated by the researcher's interest in understanding which concepts of Environmental Education regulations are part of the repertoire of teachers at Escola Municipal Professora Balbina Pereira de Souza, in Araucária, Paraná. Observations of the school environment revealed that there is potential for a critical and emancipatory approach to environmental issues, moving the school beyond a simplistic view of environmental problems and beyond common topics like waste separation. The study aims to investigate how teachers perceive Environmental Education in relation to the normative documents that guide this subject in schools. To this end, standards for Environmental Education were reviewed at the federal, state, and municipal levels. The research adopts a qualitative approach, grounded in the theoretical frameworks of authors such as Ludke, André, and Minayo, among others. To discuss the urgency of a new pedagogical approach, Freire (2022) was consulted. Regarding the environmental theme, understood as an essential component of the research, authors like Acosta (2016), Boff (2016), Leff (2015), Loureiro (2012), Morin (2011), among others, were referenced. A theoretical review of Environmental Education concepts from an emancipatory perspective, drawing on Freire and other authors who engage with his ideas on the subject, as well as the concept of interdisciplinarity, was conducted. A questionnaire was employed as a methodological tool to identify the Environmental Education concepts present in teachers’ repertoires. The interpretative analysis of the responses highlighted the possibility of creating a protocol with Environmental Education actions that intertwine disciplinary content, serving as an Educational Product. The research concludes by suggesting further avenues for investigation, with the aim of fostering an education that contributes to the development of citizens with a worldview consciousness.
Collections
- Dissertações [132]