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    A colaboração científica na pós-graduação em gestão da informação e do conhecimento do Brasil : uma análise de coautoria entre docentes

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    R - D - GIOVANNA CAROLINA MASSANEIRO DOS SANTOS.pdf (1.923Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Santos, Giovanna Carolina Massaneiro dos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A colaboração científica influencia a forma como os pesquisadores compartilham a informação e o conhecimento, sendo possível observar esse fenômeno nas redes sociais acadêmicas e em produções científicas em coautoria. Sua importância se caracteriza por fornecer contribuições sociais, reconhecimentos e apoio à comunicação científica entre grupos, países e instituições, gerando benefícios mútuos aos pesquisadores envolvidos. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar a colaboração científica de docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Gestão da Informação e em Gestão da Informação e do Conhecimento, seja no âmbito institucional ou interinstitucional. Os objetivos específicos são: a) caracterizar os programas de pós-graduação em Gestão de Informação e em Gestão da Informação e do Conhecimento existentes no Brasil, com foco na descrição do perfil dos docentes bem como no volume de publicações científicas produzidas por esses profissionais; b) reconhecer a estrutura das redes de colaboração científica formada entre os docentes a partir do mapeamento de suas produções científicas; c) analisar a colaboração por meio da coautoria advinda da produção científica dos docentes, no período de 2019 a 2023. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva com abordagem quali-quanti e, quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a análise bibliométrica e a análise de redes sociais. Os quatro Programas de Pós-Graduação stricto sensu possuem conceito 4 pela Capes e a área de avaliação foi identificado a "Interdisciplinar" e a "Comunicação e Informação". A produção científica dos docentes predominou na seara dos periódicos científicos, obtendo-se 785 artigos publicados, e em sua grande maioria em periódicos qualificados e reconhecidos no estrato Qualis A. Constatou-se também que há docentes que possuem uma grande variedade de formações e titulações em diferentes áreas do conhecimento. Por outro lado, contatou-se um elevado número de docentes que 22 docentes finalizaram o doutorado em Ciência da Informação, comprovando o que a literatura científica traz sobre a relação da Gestão da Informação e do Conhecimento com esta área principal (chave). A análise da estrutura de rede de coautoria revelou a formação composta por 72 nós e 77 arestas, formando 23 comunidades interrelacionadas. A colaboração científica por meio da coautoria endógena revelou que o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UFPR representou o total de 60% dessa análise. Portanto, conclui-se que há colaboração científica entre os docentes da área de Gestão da Informação e do Conhecimento. Sugere-se, como pesquisas futuras, a investigação das redes de colaboração científica na perspectiva altmétrica, ou, ainda, estudar domínios científicos presentes nas produções científicas dos docentes da área de Gestão da Informação e do Conhecimento.
     
    Abstract: Scientific collaboration influences the way researchers share information and knowledge, and this phenomenon can be observed in academic social networks and in co-authored scientific productions. Its importance is characterized by providing social contributions, recognition and support for scientific communication between groups, countries and institutions, generating mutual benefits for the researchers involved. The general objective of this work is to analyze the scientific collaboration of professors from the stricto sensu postgraduate programs in Information Management and Information and Knowledge Management, whether at the institutional or interinstitutional level. The specific objectives are: a) to characterize the graduate programs in Information Management and Information and Knowledge Management in Brazil, focusing on describing the profile of the professors as well as the volume of scientific publications produced by these professionals; b) to recognize the structure of the scientific collaboration networks formed between the professors based on the mapping of their scientific productions; c) to analyze collaboration through co-authorship arising from the scientific production of the professors, in the period from 2019 to 2023. As for the methodological procedures, the research is descriptive with a qualitativequantitative approach and, as for the technical procedures, bibliographic and documentary research, bibliometric analysis and social network analysis were used. The four stricto sensu postgraduate programs are rated 4 by Capes and the evaluation area was identified as "Interdisciplinary" and "Communication and Information". The scientific production of the professors predominated in the field of scientific journals, with 785 articles published, the vast majority of which were in qualified journals recognized in the Qualis A stratum. On the other hand, there were a high number of professors, 22 of whom had completed a doctorate in Information Science, proving what the scientific literature says about the relationship between Information and Knowledge Management and this main (key) area. Analysis of the structure of the coauthorship network revealed the formation of 72 nodes and 77 edges, forming 23 interrelated communities. Scientific collaboration through endogenous co-authorship revealed that UFPR's Postgraduate Program in Information Management accounted for a total of 60% of this analysis. It can therefore be concluded that there is scientific collaboration between lecturers in the area of Information and Knowledge Management. Future research suggests investigating scientific collaboration networks from an altmetric perspective, or studying the scientific domains present in the scientific productions of professors in the area of Information and Knowledge Management.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93595
    Collections
    • Dissertações [59]

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