Equidade em saúde na prática : da revisão integrativa à rotina profissional
Resumo
Resumo: O Brasil possui uma população diversificada, a qual é composta por diversas etnias e culturas, além de características variadas relacionadas à vulnerabilidade social e orientação sexual. O princípio da equidade trata do respeito às adversidades e está ligado ao conceito de justiça social. Dessa forma, este estudo teve como objetivo conhecer e analisar os temas relacionados ao conceito de equidade em saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) bem como compreender quais as percepções e conhecimento dos profissionais sobre as políticas públicas relacionadas ao conceito de equidade em saúde. Para isso a pesquisa foi elaborada em dois eixos: o eixo 1(capítulo II) compreendeu uma revisão integrativa com a seguinte questão: "Quais os temas relacionados ao conceito de equidade em saúde na atenção primária à saúde na literatura científica brasileira?" O eixo 2 (capítulo III) foi um estudo seccional de caráter exploratório e descritivo realizado a partir de um questionário elaborado no aplicativo Google Forms composto por 14 perguntas fechadas e 1 aberta, as quais tratavam sobre políticas públicas relacionadas ao conceito de equidade em saúde. A respeito da revisão integrativa, 17 artigos foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011) e foram elencados em 4 grupos: vulnerabilidade social, populações específicas, sistemas de informação e tecnologias em saúde e princípio relacionado ao SUS/ESF/redes de atenção. Em relação ao estudo seccional, 31 profissionais da saúde das carreiras de nível superior que atuam na APS de um Distrito Sanitário do município de Curitiba (Distrito Sanitário CIC) responderam ao questionário. Para as correlações foram analisadas as perguntas de caracterização da amostra, como tempo de serviço e graduação, idade e características de pós-graduação em relação às perguntas específicas sobre equidade, sendo realizada a análise descritiva do conteúdo das respostas da pergunta aberta. Os participantes tinham a média de 45,1 anos, com tempo de graduação médio de 19,6 anos e a média de 14,6 anos de tempo de SMS Curitiba. Quanto à pósgraduação, 24 (77,4%) responderam possuir pós-graduação em ESF/saúde coletiva/saúde pública. Constatou-se que 12 profissionais (38,7%) consideraram que o princípio da equidade em saúde não foi adequadamente discutido durante sua formação superior, 16 profissionais (51,6%), nunca participaram de nenhum tipo de capacitação voltada à saúde de grupos específicos e 25 profissionais (80,6%) já utilizaram algum protocolo específico para atendimento de pessoas/grupos vulneráveis. Ao comparar e integrar os dois eixos principais deste estudo, observouse similaridade entre os resultados encontrados na revisão integrativa e as respostas dos profissionais participantes. Constatou-se a necessidade de aumentar a visibilidade do conceito de equidade no currículo do ensino básico, no currículo das carreiras da área da saúde de nível superior e em capacitações no ambiente de trabalho, bem como a importância do incentivo à pós-graduações nas áreas de saúde coletiva/saúde pública/ESF. Abstract: Brazil has a diverse population, which is made up of different ethnicities and cultures, in addition to varied characteristics related to social vulnerability and sexual orientation. The principle of equity deals with respect for adversity and is linked to the concept of social justice. Therefore, this study aimed to understand and analyze the themes related to the concept of health equity in Primary Health Care (PHC) as well as understand the perceptions and knowledge of professionals about public policies related to the concept of health equity. To this end, the research was developed along two axes: axis 1 comprised an integrative review with the following question: "What are the themes related to the concept of health equity in primary health care in Brazilian scientific literature?" Axis 2 was a sectional study of an exploratory and descriptive nature carried out using a questionnaire created in the Google Forms application, consisting of 14 closed questions and 1 open question, which dealt with public policies related to the concept of health equity. Regarding the integrative review, 17 articles were analyzed according to Bardin's (2011) content analysis technique and were listed in 4 groups: social vulnerability, specific populations, information systems and health technologies and principle related to the SUS/ ESF/care networks. In relation to axis 2, 31 health professionals from higher education careers who work in PHC in a Health District in the city of Curitiba (CIC Health District) responded to the questionnaire. For correlations, sample characterization questions were analyzed, such as length of service and degree, age and postgraduate characteristics in relation to specific questions about equity, with a descriptive analysis of the content of the answers to the open question. Participants had an average age of 45.1 years, with an average graduation time of 19.6 years and an average of 14.6 years of SMS Curitiba time. Regarding postgraduate studies, 24 (77.4%) responded that they had a postgraduate degree in ESF/collective health/public health. It was found that 12 professionals (38.7%) considered that the principle of health equity was not adequately discussed during their higher education, 16 professionals (51.6%) had never participated in any type of training focused on group health specific protocols and 25 professionals (80.6%) have already used a specific protocol to care for vulnerable people/groups. When comparing the two axes of this study, a similarity was observed between the results found in the integrative review and the responses of the participating professionals. The need to increase the visibility of the concept of equity in the basic education curriculum, in the curriculum for higher education health careers and in training in the workplace was noted, as well as the importance of encouraging postgraduate courses in the areas of collective health/public health/ESF.
Collections
- Dissertações [124]