• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 33002045070P4 Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Práticas em ciências matemáticas para a sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA CLAUDIA PEREIRA VASCONCELOS.pdf (3.417Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Vasconcelos, Ana Claudia Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho buscou envolver as Ciências Matemáticas para a sensibilização ambiental de alunos do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Rosiclair da Silva Costa – CAIC, na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná. Com o objetivo de estimular a Economia Solidária por meio de uma moeda social (Eco Moeda), estimulou-se o letramento matemático tendo como produto educacional uma "planilha de controle pessoal de Dic's". Esta dissertação foi desenvolvida após a percepção diária da necessidade dos alunos de se apropriarem de forma eficaz do conhecimento matemático, sobretudo, de envolverem os sujeitos para, assim, melhorar as relações com o meio através de ações solidárias. A pesquisa utilizou-se do modo exploratório e qualitativo para analisar a Economia Solidária na prática da reciclagem. Para isto, foi fundamental utilizar os autores Paul Singer, Vygotsky e Zabala, os quais foram a base teórica da agenda de dinâmica em sala de aula. Os resultados foram reunidos em uma planilha, a qual revelou como a sequência didática proporcionou uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre Economia Solidária, e, sobretudo, a internalização do conhecimento matemático e seu efetivo letramento. As atividades lúdicas como sugestão pedagógica possibilitaram um aprendizado de forma significativa, introduzidas respeitosamente sob temas da realidade dos alunos, e, estimulando a reflexão e a ampliação da visibilidade crítica.
     
    Abstract: This work sought to involve mathematical sciences in raising the environmental awareness of elementary school students at the Rosiclair da Silva Costa Municipal School - CAIC, in the city of Paranaguá, in the state of Paraná. With the aim of stimulating the solidarity economy through a social currency (Eco Currency), mathematical literacy was stimulated with the educational product of a "daily physical spreadsheet for ecological and financial control". This dissertation was developed after the daily perception of the students' need to effectively appropriate mathematical knowledge, above all, to involve the subjects in order to improve relations with the environment through solidarity actions. The research used an exploratory and qualitative approach to analyze the solidarity economy in the practice of recycling. For this, it was essential to use the authors Paul Singer, Vygotsky and Zabala, who were the theoretical basis for the dynamic agenda in the classroom. The results were compiled in a spreadsheet, which revealed how the didactic sequence raised awareness and increased the students' knowledge of the solidarity economy and, above all, the internalization of mathematical knowledge and their effective literacy. Playful activities as a pedagogical suggestion enabled meaningful learning, respectfully introduced themes from the students' reality, and stimulating reflection and broadening critical visibility.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93484
    Collections
    • Dissertações [126]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV