Práticas em ciências matemáticas para a sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental
Resumo
Resumo: O presente trabalho buscou envolver as Ciências Matemáticas para a sensibilização ambiental de alunos do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Rosiclair da Silva Costa – CAIC, na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná. Com o objetivo de estimular a Economia Solidária por meio de uma moeda social (Eco Moeda), estimulou-se o letramento matemático tendo como produto educacional uma "planilha de controle pessoal de Dic's". Esta dissertação foi desenvolvida após a percepção diária da necessidade dos alunos de se apropriarem de forma eficaz do conhecimento matemático, sobretudo, de envolverem os sujeitos para, assim, melhorar as relações com o meio através de ações solidárias. A pesquisa utilizou-se do modo exploratório e qualitativo para analisar a Economia Solidária na prática da reciclagem. Para isto, foi fundamental utilizar os autores Paul Singer, Vygotsky e Zabala, os quais foram a base teórica da agenda de dinâmica em sala de aula. Os resultados foram reunidos em uma planilha, a qual revelou como a sequência didática proporcionou uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre Economia Solidária, e, sobretudo, a internalização do conhecimento matemático e seu efetivo letramento. As atividades lúdicas como sugestão pedagógica possibilitaram um aprendizado de forma significativa, introduzidas respeitosamente sob temas da realidade dos alunos, e, estimulando a reflexão e a ampliação da visibilidade crítica. Abstract: This work sought to involve mathematical sciences in raising the environmental awareness of elementary school students at the Rosiclair da Silva Costa Municipal School - CAIC, in the city of Paranaguá, in the state of Paraná. With the aim of stimulating the solidarity economy through a social currency (Eco Currency), mathematical literacy was stimulated with the educational product of a "daily physical spreadsheet for ecological and financial control". This dissertation was developed after the daily perception of the students' need to effectively appropriate mathematical knowledge, above all, to involve the subjects in order to improve relations with the environment through solidarity actions. The research used an exploratory and qualitative approach to analyze the solidarity economy in the practice of recycling. For this, it was essential to use the authors Paul Singer, Vygotsky and Zabala, who were the theoretical basis for the dynamic agenda in the classroom. The results were compiled in a spreadsheet, which revealed how the didactic sequence raised awareness and increased the students' knowledge of the solidarity economy and, above all, the internalization of mathematical knowledge and their effective literacy. Playful activities as a pedagogical suggestion enabled meaningful learning, respectfully introduced themes from the students' reality, and stimulating reflection and broadening critical visibility.
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