Microscopia como tema gerador para educação ambiental no ensino fundamental II
Resumo
Resumo: A presente pesquisa participante analisou a viabilidade de utilizar em sala de aula a microscopia óptica como tema gerador para diálogos pautados na Educação Ambiental, a partir da observação de amostras d’água de um rio que passa próximo da escola, isto em uma turma de 6º ano. A vivência analisada ocorreu em uma sequência de nove aulas, tendo alguns momentos dedicados a observar amostras da água e outros a discutir sobre o assunto, embora por toda a observação tenham ocorrido diálogos. Para o estudo do processo as aulas foram gravadas e transcritas. Para analisar os turnos de fala foram utilizados os Índices de Alfabetização Científica. Eles permitem dividir as falas dos estudantes em grupos, auxiliando em sua interpretação. Os turnos de fala também foram comparados às propostas de outros autores do referencial teórico dessa pesquisa, por sua perspectiva freiriana da educação, para analisar se o processo promoveu a autonomia, a dialogicidade e a participação dos estudantes. Ao confrontar as análises dos dados e os objetivos da pesquisa é possível perceber que todos os objetivos foram contemplados em algum momento, sendo mais notórios os de estimular a dialogicidade, autonomia e participação dos estudantes no processo, a instrumentalização dos estudantes na microscopia e como suas observações levantaram questões sobre sua realidade. Embora a pesquisa não finde esta temática e sejam necessários mais estudos sobre o tema, é possível considerar que a microscopia tem potencial como tema gerador para um processo de ensino aprendizagem que busque promover o diálogo entre os estudantes, sobre o que estão estudando e sua realidade, tornando suas vivências ponto de partida para o próprio aprendizado, o que pode ser considerado compatível com os propósitos da Educação Ambiental. Abstract: This research analyzed the feasibility of using optical microscopy in the classroom as a generator theme for dialogues based on Environmental Education, from observing water samples from a river that passes near school, in a class of 6th grade. The experience analyzed occurred in a sequence of nine classes, there were some moments dedicated to observing samples of water and others to discuss the subject, although throughout the observation there were dialogues. For the study of the process, the classes were recorded and transcribed. The Scientific Literacy Indexes were used to analyze the speech shifts. They allow to divide the students' speeches into groups, assisting in their interpretation. The speech shifts were also compared to the proposals of other authors of the theoretical framework of this research, by their Freirian perspective of education, to analyze whether the process promoted autonomy, dialogue, and student participation. When confronting the analysis of the data and the objectives of the research it is possible to realize that all the objectives were contemplated at some point, the more notorious were those of stimulating the dialogue, autonomy, and participation of the students in the process, students in microscopy and how their observations raised questions about their reality. Although the research does not finish this theme and more studies are needed on the subject, it is possible to consider that microscopy has the potential as a Generating Theme for a teachinglearning process that seeks to promote dialogue between students, about what they are studying and their reality, making their experiences a starting point for their learning, which can be considered compatible with the purposes of Environmental Education.
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