Praática [sic] baseada em evidências entre profissionais de saúde vinculados à atenção primária à saúde no município de Piraquara/PR
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Oliveira, Alessandra Cecília de Paula
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A Prática Baseada em Evidências (PBE) tem sido considerada competência essencial para todos os profissionais de saúde por proporcionar melhores resultados e a sustentabilidade dos serviços. A PBE envolve a tomada de decisão consciente baseada na integração do conhecimento científico atualizado com a experiência clínica do profissional, considerando as preferências e valores do paciente. A despeito das mais de três décadas de trajetória, a implementação da PBE ainda tem sido um desafio para profissionais e serviços de saúde, especialmente na atenção primária, tendo em vista as particularidades nas ações de saúde individuais e das coletividades. A avaliação a respeito da PBE na atenção primária brasileira ainda carece de investigação. Portanto, este estudo realizou um diagnóstico situacional, através de um questionário online, contendo 30 questões a respeito da PBE, enviado a profissionais de saúde da atenção primária do município de Piraquara/PR. Os dados foram analisados descritivamente. Participaram da pesquisa 72 profissionais, maioria mulheres (86%), média de idade de 32 anos, sendo cirurgiões-dentistas (26%), médicos (22%), enfermeiros (21%) e outros profissionais. Os participantes se mostraram receptivos à PBE (88%), contudo, apenas 49% se consideravam aptos a implantá-la na sua rotina. As principais barreiras apontadas foram: falta de tempo (81%); idioma dos artigos (75%); falta de treinamento (72%); artigos na íntegra (71%) e entendimento em estatística (69%). Profissionais com mais de 10 anos de formação reportaram menos conhecimentos e habilidades específicos para condução dessa prática. Profissionais com apenas graduação apontaram com maior frequência dificuldade em entender dados estatísticos, epidemiologia clínica e avaliar a qualidade da evidência. Tais achados sugerem que cursar pós-graduação pode se configurar como um meio facilitador para implementação da PBE. Neste estudo, o ambiente de trabalho parece não favorecer a adoção da PBE visto a frequência de barreiras organizacionais, como falta de tempo e acesso a bases de dados para obtenção de artigos científicos na íntegra. Embora o uso das evidências científicas na prática clínica seja valorizado por estes profissionais, a interposição de barreiras individuais, relacionadas a conhecimentos e habilidades, além da presença de barreiras organizacionais, com alta carga de trabalho, tempo escasso e falta de recursos podem estar inibindo o oferecimento das melhores práticas na atenção primária dessa localidade. Abstract: Evidence-Based Practice (EBP) has been considered an essential skill for all health professionals as it provides better results and sustainability of services. EBP involves conscious decision-making based on the integration of updated scientific knowledge with the professional's clinical experience, considering the patient's preferences and values. Despite more than three decades of history, the implementation of EBP has still been a challenge for health professionals and services, especially in primary care, given the particularities in individual and community health actions. The assessment regarding EBP in Brazilian primary care still needs investigation. Therefore, this study sought to make a situational diagnosis, through an online questionnaire, containing 30 questions, sent to primary care health professionals in the city of Piraquara/PR. The data were analyzed descriptively. 72 professionals participated in the research, the majority of whom were women (86%), with an average age of 32 years, including dentists (26%), doctors (22%), nurses (21%) and other professionals. Participants were receptive to EBP (88%), however, only 49% considered themselves capable of implementing it in their routine. The main barriers highlighted were: lack of time (81%); language of articles (75%); lack of training (72%); full articles (71%) and understanding of statistics (69%). Professionals with more than 10 years of training reported less specific knowledge and skills for carrying out this practice. Professionals with only a bachelor's degree more frequently reported difficulty in understanding statistical data, clinical epidemiology and evaluating the quality of evidence. Such findings suggest that attending postgraduate studies can be a facilitating means for implementing EBP. In this study, the work environment does not seem to favor the adoption of EBP given the frequency of organizational barriers, such as lack of time and access to databases to obtain full scientific articles. Although the use of scientific evidence in clinical practice is valued by these professionals, the interposition of individual barriers, related to knowledge and skills, in addition to the presence of organizational barriers, with high workload, scarce time and lack of resources may be inhibiting the offering best practices in primary care in this location.
Collections
- Dissertações [124]