O negro em Curitiba : a invisibilidade cultural do visível
Resumo
O negro em Curitia: a invisibilidade cultural do visível, é um estudo que, a partir do mito da insexistência de negros me Curitiba, analisa a questão da visibilidade e da construção da identidade negra no contexto das comemorações dos 300 anos de fundação da cidade.
Durante os festejos do tricentenário, produz-se um discurso apresentando Curitiba como cidade de "primeiro mundo", "cidade européia", e no qual os diferentes grupos étnicos de origem euroéia são valorizados. Excluídos desse discurso que sinaliza uma "cidade de todas as gentes" os negros, principalmente aqueles que participamde movimentos sociais, procuram resgatar sua visibilidade e construir sua identidade de negros curitibanos.
O contexto multiétnico, destacado pelo discurso oficial, visando reforçar a idéia de Curitiba como cidade "européia" permite que se construa uma identidade contrastiva do negro curitibano como "brasileiro". Os negros se apropriando da noção de etnia denunciam, por sua vez, que a sua exclusão evidencia a exclisão de parte da população de Curitiba das políticas e do discurso oficial, exatamente a parte mais pobre da cidade. Resumo: O Negro em Curitiba: a Invisibilidade Cultural do Visivel, é um estudo que, a partir do mito da inexistência de negros em Curitiba, analisa a questão da visibilidade e da construção da identidade negra no contexto das comemorações dos 300 anos de fundação da cidade. Durante os festejos do tricentenário, produz-se um discurso apresentando Curitiba como cidade de "primeiro mundo", "cidade européia", e no qual os diferentes grupos étnicos de origem européia são valorizados. Excluidos desse discurso que sinaliza uma "cidade de todas as gentes" os negros, principalmente aqueles que participam de movimentos sociais, procuram resgatar sua visibilidade e construir sua identidade de negros curitibanos. O contexto multiétnico, destacado pelo discurso oficial, visando reforçar a idéia de Curitiba como cidade "européia" permite que se construa uma identidade contrastiva do negro curitibano como "brasileiro". Os negros se apropriando da noção de etnia denunciam, por sua vez, que a sua exclusão evidencia a exclusão de parte da população de Curitiba das politicas e do discurso oficial, exatamente a parte mais pobre da cidade
Collections
- Dissertações [38]