Skate, uma expressão da cidade : as pistas públicas e os prelúdios da prática em Curitiba-PR
Resumo
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a formação do cenário do skate em Curitiba e sua relação com a cidade. Para isso, adotou-se o modelo escandinavo, dividindo a pesquisa em capítulos no formato de artigos, conectados pelo objetivo geral. Os objetivos específicos da pesquisa contemplados pelos artigos foram: analisar o panorama da produção científica em formato de artigo sobre skate; investigar o surgimento e desenvolvimento do skate em Curitiba no século XX; analisar os processos e temporalidades das construções das primeiras pistas públicas de skate em Curitiba durante o século XX; analisar a organização espacial das pistas públicas de skate em Curitiba. Como resultados da pesquisa, observou-se que o skate ainda é um tema a ser explorado no cenário acadêmico, tendo em vista as lacunas no contexto das pesquisas nacionais e internacionais. A prática é recente, chegou a Curitiba na década de 1970, em um contexto de transformações urbanas e concepção da cidade com produto. Impulsionado por influências norte-americanas, o desenvolvimento do skate ocorreu inicialmente em localidades econômica e socialmente favoráveis da cidade. Ao longo do século XX, o skate se popularizou e tornou-se cada vez mais acessível a diferentes segmentos da população, ligando-se a movimentos sociais tipicamente urbanos. As pistas públicas de skate, nesse contexto, materializavam uma cidade que enxergava nos equipamentos de lazer uma rica oportunidade para o progresso urbano. Por meio da análise das pistas públicas de skate no espaço geográfico de Curitiba, observou-se que ao passo que a cidade crescia demograficamente, o skate, por meio das pistas públicas, expandia-se para localidades mais distantes do centro, especialmente ao sul da cidade. Chegando assim, ao cenário atual (2023), em que Curitiba possui 35 pistas públicas de skate, número expressivo, mas que esbarra em limitações constituídas historicamente quanto a qualidade estrutural das pistas e a lógica de controlar o uso dos espaços públicos e dos corpos como forma de manter a ordem urbana. Os resultados desta pesquisa são relevantes para o campo acadêmico, pois, contribuem para preencher lacunas na produção científica sobre o skate, especialmente no contexto nacional. Além disso, o estudo proporciona uma compreensão mais aprofundada das transformações urbanas e socioculturais relacionadas à prática do skate em Curitiba, permitindo uma reflexão sobre as implicações dessas dinâmicas em relação à cidade. Abstract: The main aim of this research was to investigate the formation of the skateboarding scene in Curitiba, Paraná, Brazil, and its interconnectedness with the city. To achieve this, the multipaper research model was employed, dividing the research into article chapters interconnected by the overarching objective. The specific research objectives addressed in the articles were as follows: investigate the landscape of scientific article production on skateboarding; analyze the emergence and development of skateboarding in Curitiba during the 20th century; analyze the processes and timelines involved in the construction of the first public skateparks in Curitiba during 20th century; and, analyze the spatial organization of public skateparks in Curitiba. As a result of the research, it was observed that skateboarding is still a topic to be explored in the academic landscape, considering the gaps in national and international research contexts. The sport is relatively recent, having arrived in Curitiba in the 1970s amidst urban transformations and the conceptualization of the city as a commodity. Initially influenced by North American trends, the development of skateboarding predominantly occurred in economically and socially advantageous locations. Throughout the 20th century, skateboarding gained popularity and became increasingly accessible to diverse population segments, becoming intertwined with typical urban social movements. In this context, public skate parks materialized as a city that saw in recreational facilities a rich opportunity for urban progress. By analyzing the public skateparks within the geographic space of Curitiba, it was observed that as the city experienced demographic growth, skateboarding expanded to more distant locations from the city center, particularly in the southern region. Consequently, Curitiba currently boasts 35 public skateparks, a significant number that, nonetheless, faces historically established limitations concerning the structural quality of the skateparks and the perspective of controlling the use of public spaces and bodies as a means to maintain urban order. The findings of this research hold relevance for the academic field as they contribute to bridging gaps in the scientific production on skateboarding, particularly within the Brazilian context. Additionally, the study provides a deeper understanding of the urban and sociocultural transformations associated with skateboarding in Curitiba, facilitating reflections on the implications of these dynamics for the city.
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