A confiança nas instituições : o papel da educação política eleitoral
Resumo
Resumo: A presente pesquisa está situada no campo do comportamento político, buscando identificar os impactos na mudança de atitudes políticas em relação à confiança nas instituições democráticas entre os alunos participantes do programa de educação política chamado Parlamento Jovem (PJ), promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A escolha desse enfoque se justifica pela conexão direta entre a confiança nas instituições e os fundamentos de legitimidade da democracia, sendo essa confiança moldada, entre outros fatores, pela experiência que o cidadão vivencia com as instituições. Atualmente, observa-se baixa confiança nas instituições democráticas no Brasil, conforme dados recentes do IPEC - Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica. Teorias da cultura política, desde os anos 60 do século XX, sugerem a possibilidade de mudança dos comportamentos políticos além da socialização primária. Diante desse cenário, conduziu-se uma pesquisa empírica para investigar o quanto uma iniciativa de educação eleitoral altera positivamente a confiança que os alunos participantes possuem nas instituições. A hipótese subjacente é que a vivência no Parlamento Jovem promove uma mudança positiva na confiança dos jovens em relação às instituições democráticas. A metodologia empregada é de natureza quantitativa do tipo painel, utilizando o método de análise de dados pareados. Foram analisadas respostas de 90 alunos antes e depois da implementação da política de educação eleitoral por meio de survey. A análise empírica indicou um aumento na confiança nas instituições democráticas após a intervenção. Este estudo busca contribuir com resultados que podem orientar os gestores públicos na implementação de políticas públicas desta natureza. Abstract: This research is situated in the field of political behavior, aiming to identify the impacts on the change in political attitudes regarding trust in democratic institutions among students participating in the political education program called Young Parliament, promoted by the Regional Electoral Tribunal of Paraná. The choice of this focus is justified by the direct connection between trust in institutions and the foundations of democratic legitimacy, with this trust being shaped, among other factors, by the citizen's experience with institutions. Currently, there is low trust in democratic institutions in Brazil, according to recent data from IPEC - Intelligence in Research and Strategic Consulting. Political culture theories, since the 1960s, suggest the possibility of changing political behaviors beyond primary socialization. In this scenario, an empirical research was conducted to investigate how much an electoral education initiative positively alters the trust that participating students have in institutions. The underlying hypothesis is that the experience in the Young Parliament promotes a positive change in the youth's trust in democratic institutions. The employed methodology is quantitative panel-type, using the paired data analysis method. Responses from 90 students were analyzed before and after the implementation of the electoral education policy through a survey. The empirical analysis indicated an increase in trust in democratic institutions after the intervention. This study seeks to contribute with results that can guide public officials in implementing policies of this nature.
Collections
- Teses [61]