Práticas informacionais e inteligência coletiva em uma organizações [sic] pós-burocrática
Resumo
Resumo: O tema desta pesquisa é a relação entre as práticas informacionais e a Inteligência Coletiva. As discussões sobre Inteligência Coletiva têm enfatizado o papel das tecnologias de informação e comunicação, notadamente a partir do advento do que se convencionou chamar de Web 2.0 e, mais recentemente, com a popularização de soluções baseadas em inteligência artificial. Esta tese centrou sua atenção nos mecanismos sociais, interacionais, que surgem em relacionamentos entre humanos e levam ao desenvolvimento de práticas informacionais que ensejam a emergência de manifestações de Inteligência Coletiva. Assim, esta tese procurou avançar no entendimento da questão da Inteligência Coletiva a partir das práticas sociais, enfatizando a ação humana. A pergunta que orientou esta tese é: Como as práticas informacionais que emergem em uma organização pós-burocráticas influenciam a emergência de Inteligência Coletiva nesta organização? Buscou-se explicitar como práticas informacionais que se desenvolvem em uma organização pós-burocrática influenciam a emergência de Inteligência Coletiva nesta organização. O estudo proposto se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza predominantemente qualitativa, baseada em estudo de caso, com perspectiva longitudinal, tendo como instrumentos entrevistas em profundidade, análise documental, observação em campo e questionários estruturados. O nível de análise é o indivíduo e a unidade de análise são as práticas. Foi adotada a teoria fundamentada combinada com etnografia e análise processual, esta de cunho discursivo. Os resultados indicam que as práticas informacionais resultam das interpretações de atos comunicativos de outros atores. Atos comunicativos podem revelar congruências ou incongruências, que por sua vez ensejam movimentos de maior ou menor engajamento no projeto. Atos congruentes geram reforços positivos, que tendem a manter os participantes em grupos de trabalho dentro do projeto, enquanto atos interpretados como incongruentes geram reforços negativos, que tendem a gerar grupos que passam a desenvolver atividades mais ou menos fora do âmbito do projeto, a depender da formação de novos grupos, com interesses comuns. Estas ações são condicionadas pelos próprios interesses de cada ator, que pode adotar diferentes caminhos de engajamento. Esse processo enseja a formação de grupos com interesses específicos, que usam a rede de contatos como um hub para se comunicar com outros atores. Ao longo do tempo, vai-se constituindo um conjunto de grupos, com foco específicos, que compartilham alguns interesses e divergem em outros e, em consequência, seguem estratégias diferentes. Todo este conjunto é, em certa medida, apoiado pelo projeto originário, que detém recursos humanos e financeiros para manter um fluxo de trabalho e produtos regular, que mantém a rede de contatos operando. Neste processo, dinâmico, vai-se constituindo uma forma particular de inteligência coletiva, que combina elementos de organizações hierárquicas e formas mais horizontais de ação. As tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel relevante, cabendo destacar o impacto que soluções de mensagens instantâneas tem, habilitando a constituição de grupos de interesse, temporários ou permanentes, também estes formas organizacionais que constituem a inteligência coletiva neste contexto. Abstract: The theme of this research is the relationship between informational practices and Collective Intelligence. Discussions on Collective Intelligence have emphasized the role of information and communication technologies, notably since the advent of what has come to be known as Web 2.0 and, more recently, with the popularization of solutions based on artificial intelligence. This thesis focused on the social and interactional mechanisms that arise in relationships between humans and lead to the development of informational practices that give rise to manifestations of Collective Intelligence. Thus, this thesis sought to advance the understanding of the issue of Collective Intelligence from the perspective of social practices, emphasizing human action. The question that guided this thesis is: How do the informational practices that emerge in a post-bureaucratic organization influence the emergence of Collective Intelligence in this organization? The aim was to explain how informational practices that develop in a post-bureaucratic organization influence the emergence of Collective Intelligence in this organization. The proposed study is characterized as exploratory and descriptive research, predominantly qualitative in nature, based on a case study with a longitudinal perspective, using in-depth interviews, document analysis, field observation, and structured questionnaires as instruments. The level of analysis is the individual, and the unit of analysis is the practices. Grounded theory combined with ethnography and process analysis, the latter with a discursive approach, was adopted. The results indicate that informational practices result from the interpretations of communicative acts by other actors. Communicative acts can reveal congruences or incongruences, which in turn prompt movements of greater or lesser engagement in the project. Congruent acts generate positive reinforcements that tend to keep participants in working groups within the project, while acts interpreted as incongruent generate negative reinforcements that tend to form groups that develop activities more or less outside the project's scope, depending on the formation of new groups with common interests. These actions are conditioned by the actors' own interests, who may adopt different paths of engagement. This process leads to the formation of groups with specific interests, which use the network of contacts as a hub to communicate with other actors. Over time, a set of groups with specific focuses is formed, sharing some interests and diverging in others, and consequently, following different strategies. This entire set is, to some extent, supported by the original project, which has human and financial resources to maintain a regular workflow and products, keeping the network of contacts operational. In this dynamic process, a particular form of collective intelligence is constituted, combining elements of hierarchical organizations and more horizontal forms of action. Information and communication technologies play a relevant role, highlighting the impact that instant messaging solutions have, enabling the formation of temporary or permanent interest groups, which are also organizational forms that constitute collective intelligence in this context.
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