A sociologia e o projeto de vida : uma intervenção pedagógica realizada na escola E. E. B. Prefeito Germano Brandes Júnior da rede pública estadual de Santa Catarina
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Data
2024Autor
Grisolia, Letícia da Silva Gloria
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Resumo: Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica na Escola Estadual de Educação Básica Pref. Germano Brande Jr., pertencente à Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina, explorando a possibilidade de inserção de conteúdos sociológicos na disciplina de Projeto de Vida. Ao estabelecer uma relação entre a teoria sociológica e a ementa da disciplina de Projeto de Vida, buscou-se potencialidades para a Sociologia, que, nessa fase da educação básica, apresenta um caráter intermitente, com idas e vindas do currículo, tendo sido novamente retirada do currículo obrigatório com a reforma do ensino médio, apresentada na Lei n.º 13.415/2017. A proposta de intervenção está voltada à elaboração e aplicação de um plano de ensino que traz a Sociologia para o Projeto de Vida, através de seus autores e conceitos. A hipótese é de que os conteúdos da Sociologia seriam os mais adequados ao desenvolvimento da disciplina, uma vez que a Sociologia é a ciência que nasce para entender a vida moderna e seus desdobramentos, incluindo as questões relacionadas ao individualismo. O plano de ensino foi elaborado de modo a possibilitar a participação dos estudantes, a reflexão sobre a sociedade em que vivem e as relações de produção às quais estão submetidos. Com propostas de trabalho que estimulam os alunos ao protagonismo e compreensão de seu papel na vida em sociedade, subvertem-se os ideais neoliberais e meritocráticos presentes na reforma do ensino médio e na proposta original da disciplina. Abstract: This research presents a pedagogical intervention at the State School of Basic Education Prof. Germano Brande Jr., belonging to the State Education Network of Santa Catarina, exploring the possibility of incorporating sociological content into the Life Project discipline. By establishing a connection between sociological theory and the syllabus of the Life Project discipline, we sought potentials for Sociology, which, at this stage of basic education, presents an intermittent character, with comings and goings in the curriculum, having been removed from the mandatory curriculum again with the reform of high school education, presented in Law No. 13.415/2017. The intervention proposal is focused on the elaboration and implementation of a teaching plan that brings Sociology into the Life Project, through its authors and concepts. The hypothesis is that Sociology content would be most suitable for the development of the discipline, since Sociology is the science born to understand modern life and its developments, including issues related to individualism. The teaching plan was designed to enable student participation, reflection on the society they live in, and the production relations to which they are subjected. With work proposals that stimulate students to play an active role and understand their role in society, neoliberal and meritocratic ideals present in the reform of high school education and in the original proposal of the discipline are subverted.
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