Reflexões acerca das perspectivas sobre "cultura brasileira" no contexto de ensino de português brasileiro para estrangeiros no âmbito do Celin-UFPR
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Data
2024Autor
Weber, Fabíola Araújo de Oliveira
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Resumo: O objetivo da presente pesquisa é investigar as perspectivas sobre cultura brasileira inseridas no contexto de ensino de português para estrangeiros no âmbito do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná – CELIN em sua relação com possíveis estereótipos sobre o Brasil e os brasileiros. Em um primeiro momento trazemos a discussão teórica que norteia nossas reflexões, relativa à identidade nacional, à construção da ideia hegemônica de Brasil. Identificamos aqui duas dicotomias que não se sobrepõem completamente: o Nordeste e o Sul, por um lado, e uma variante regional no caso do Paraná e as especificidades que compõem a construção de uma identidade Paranaense. Na segunda parte da pesquisa discutimos a relação entre língua e cultura a partir da perspectiva de professores da área de ensino de português brasileiro, bem como as concepções relativas à abordagem comunicativa e intercultural que orientam a estrutura pedagógica do curso em questão. Por fim, para concentrarmos nossa atenção na análise de materiais didáticos utilizados no âmbito deste curso, os comparamos com os livros didáticos da coleção Avenida Brasil. Para fazer esta análise, procedemos pela articulação entre as possíveis relações de sentido que emergem entre as imagens e o conteúdo textual dos materiais didáticos. Avaliamos que isto nos possibilita reconhecer os traços simbólicos subjacentes ao conteúdo do material e as perspectivas desde as quais os materiais foram concebidos, de tal modo que possamos relacioná-las com a discussão teórica. Para apresentar os achados dessa análise, subdividimos a apresentação em quatro tópicos temáticos: geográfico/comportamental, étnico-cultural, racial e de gênero. Abstract: The objective of this research is to investigate perspectives on Brazilian culture inserted in the context of teaching Portuguese to foreigners within the scope of the Center for Languages and Interculturality at the Federal University of Paraná – CELIN in their relationship with possible stereotypes about Brazil and Brazilians. Firstly, we bring the theoretical discussion that guides our reflections, relating to national identity, the construction of the hegemonic idea of Brazil. We identify here two dichotomies that do not completely overlap: the Northeast and the South, on the one hand, and a regional variant in the case of Paraná and the specificities that make up the construction of a Paraná identity. In the second part of the research we discuss the relationship between language and culture from the perspective of teachers in the area of Brazilian Portuguese teaching, as well as the concepts related to the communicative and intercultural approach that guide the pedagogical structure of the course in question. Finally, we will focus our attention on the analysis of teaching materials used within the scope of this course, we compared them with the textbooks from the Avenida Brasil collection. To carry out this analysis, we proceed by articulating the possible relationships of meaning that emerge between the images and the textual content of the teaching materials. We believe that this allows us to recognize the symbolic traits underlying the content of the material and the perspectives from which the materials were conceived, in such a way that we can relate them to the theoretical discussion. To present the findings of this analysis, we subdivided the presentation into four thematic topics: geographic/behavioral, ethnic-cultural, racial and gender.
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