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dc.contributor.advisorKleina, Mariana, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherChoueiri, Alexandre Checoli, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorVeri, Loraynept_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T00:00:42Z
dc.date.available2024-09-27T00:00:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89963
dc.descriptionOrientadora: Mariana Kleinapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Alexandre Checoli Choueiript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 28/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Ter a capacidade de planejar cenários e vislumbrar o comportamento do preço em cada um deles é uma grande vantagem competitiva para as organizações, sendo a precificação dinâmica uma das técnicas utilizadas para o auxílio da tarefa. De uma maneira sucinta, a precificação dinâmica tem como principal objetivo determinar os preços de produtos ou serviços a partir da análise de informações captadas no mercado e entre seus concorrentes, ou seja, os preços de venda não são fixos, mas variam ao longo do tempo. Quando uma empresa de transporte rodoviário de passageiros busca realizar a precificação de suas passagens, diversas variáveis são envolvidas, assim o uso da precificação dinâmica se faz necessário. Neste estudo foram propostos dois modelos de otimização matemática para a resolução do problema em uma empresa de transporte rodoviário no Brasil. O primeiro modelo (modelo A) é uma proposta de substituição do cálculo de preços realizado pela companhia para um modelo de otimização exato, obedecendo ao processo utilizado pela empresa. O segundo modelo (modelo B) também obtém a solução ótima para o problema, além de ser uma proposta de novo processo para a precificação dinâmica das passagens da empresa em estudo. O modelo A foi resolvido para diferentes instâncias reais do problema e os resultados foram comparados com os da empresa (sem otimização matemática). Os testes mostraram que para 100 instâncias houve um aumento de 13% na receita da empresa com o modelo de otimização. A validação do modelo B foi realizada a partir da verificação da não violação das restrições em instâncias fictícias de dados para diferentes cenários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Having the ability to plan scenarios and envision price behavior in each of them is a significant competitive advantage for organizations, with dynamic pricing being one of the techniques used to aid in this task. Put succinctly, dynamic pricing aims to determine product or service prices based on market and competitor information analysis; in other words, selling prices are not fixed but vary over time. When a passenger road transport company seeks to price its tickets, various variables come into play, making the use of dynamic pricing necessary. In this study, two mathematical optimization models were proposed to solve the problem in a road transport company in Brazil. The first model (Model A) proposes replacing the pricing calculation performed by the company with an exact optimization model, following the company’s process. The second model (Model B) also achieves the optimal solution to the problem, in addition to proposing a new process for the dynamic pricing of the company’s tickets under study. Model A was solved for different real instances of the problem, and the results were compared with those of the company (without mathematical optimization). The tests showed that for 100 instances, there was a 13% increase in the company’s revenue with the optimization model. Model B validation was performed by verifying that the constraints were not violated in fictitious data instances for different scenarios.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectProgramação não linearpt_BR
dc.subjectTransporte - Tarifaspt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titleMétodo exato para um problema de precificação dinâmica no transporte rodoviário de passageirospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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