E a pós-verdade vos libertará : astroturfing digital e militância bolsonarista
Resumo
Resumo: O objetivo desta tese é discutir características das ações profissionais de comunicação da militância digital bolsonarista que, por meio do ativismo de hashtags, influenciam as discussões políticas no Twitter. A questão que norteia este trabalho é investigar se a militância digital bolsonarista executou táticas que dão indícios da prática de Astroturfing Digital no Twitter e como isso se tornou uma estratégia de comunicação política durante o período eleitoral de 2022. A hipótese é de que um público simulado, formado por determinadas contas de Twitter, cria conteúdos para orquestrar profissionalmente controvérsias políticas e aumentar a visibilidade da agenda. Essa tática profissional de comunicação, conhecida como Astroturfing, influencia um público genuíno, aumentando o engajamento e a propagação de conteúdo ao ponto de fazer com que discursos produzidos pela elite política sejam percebidos pela opinião pública como ações populares. Para testar a hipótese foi criada uma base de dados composta por 182.924 tuítes únicos (s/ retuítes) extraídos de 23 hashtags que chegaram no Trending Topics do Twitter entre 16 de agosto e 31 de outubro de 2022, período oficial de campanha eleitoral no Brasil. E após aplicação de uma Análise de Conteúdo foi possível compreender como se dá a atuação da militância digital bolsonarista no ativismo de hashtags, indicar uma abordagem metodológica para a observação de astroturfing digital e também propor avanços no entendimento de como a elite política articula a militância por meio da combinação de recursos discursivos e plataformas digitais. Abstract: The objective of this thesis is to discuss characteristics of the professional communication actions of Bolsonarist digital activism that, through hashtag activism, influence political discussions on Twitter. The question that guides this work is to investigate whether Bolsonarist digital activism carried out tactics that give evidence of the practice of Digital Astroturfing on Twitter and how this became a political communication strategy during the 2022 electoral period. , formed by certain Twitter accounts, creates content to professionally orchestrate political controversies and increase the visibility of the agenda. This professional communication tactic, known as Astroturfing, influences a genuine audience, increasing engagement and propagation of content to the point of causing speeches produced by the political elite to be perceived by public opinion as popular actions. To test the hypothesis, a database was created consisting of 182,924 unique tweets (without retweets) extracted from 23 hashtags that appeared on Twitter's Trending Topics between August 16 and October 31, 2022, the official electoral campaign period in Brazil. And after applying a Content Analysis, it was possible to understand how Bolsonarist digital militancy operates in hashtag activism, indicate a methodological approach to the observation of digital astroturfing and also propose advances in understanding how the political elite articulates militancy through through the combination of discursive resources and digital platforms.
Collections
- Teses [55]