Aprendizagem em comunidades de prática virtuais no ambiente organizacional : uma proposta de critérios de avaliação
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Data
2024Autor
Pauli, Andrea Alessandra Tiradentes
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Resumo: Diante da progressiva necessidade das organizações por equipes dinâmicas e inovadoras, capazes de promover trabalho colaborativo, comunicação de qualidade e solução de problemas em diferentes cenários e segmentos, proporcionando condições de competição e sustentabilidade, as Comunidades de Prática Virtuais - CoPVs - emergem como soluções de aprendizagem informal, impulsionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Esses espaços de compartilhamento do conhecimento prosperam em ambientes propícios, possibilitando às organizações a adoção de estratégias de fomento e de cultivo das interações, visando potencializar a aprendizagem individual, coletiva e corporativa. No propósito de viabilizar a geração de informações que norteiem as estratégias institucionais nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de propor critérios que possam indicar aprendizagem na avaliação de CoPVs organizacionais, na perspectiva de Wenger. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa, com abordagem predominantemente qualitativa baseada em análise de conteúdo, mapeamento sistemático e análise comparativa. O estudo segmenta-se em três etapas: a identificação de critérios de aprendizagem em CoPs na perspectiva conceitual de Wenger; o mapeamento de parâmetros de avaliação da aprendizagem em CoPVs organizacionais, na perspectiva empírica de estudos de caso sobre 20 CoPVs operantes em Israel, Estados Unidos e Canadá; e a análise da convergência entre os aspectos teóricos e empíricos identificados. As análises empreendidas em tais etapas tiveram como resultados: o Mapa Conceitual de Aprendizagem em CoPs que gerou a Matriz de Relação entre Aprendizagem e Saber na Prática (Matriz 1), evidenciando competências e habilidades delineadas conceitualmente; o Sistema de Categorias de Parâmetros de Avaliação de CoPVs que levou à Matriz de Parâmetros de Avaliação de CoPVs em Organizações (Matriz 2), elencando habilidades estabelecidas empiricamente; e a Matriz de Convergência dos Critérios de Aprendizagem em CoPVs em Organizações (Matriz 3), a partir da qual estruturou-se a convergência potencial entre as habilidades conceituais e empíricas, norteadora da proposição dos critérios potenciais de aprendizagem na avaliação de CoPVs organizacionais. Os elementos desta proposição fundamentam-se nas competências de mutualidade de engajamento, responsabilidade pelo empreendimento e negociabilidade de repertório, derivadas em nove habilidades comportamentais que abrangem doze segmentações, as quais representam possíveis parâmetros norteadores da composição Learning Analytics, cujas informações podem subsidiar estratégias corporativas para fomento do compartilhamento do conhecimento visando a qualificação e a requalificação de quadros funcionais. Abstract: Faced with the progressive need of organizations for dynamic and innovative teams, capable of promoting collaborative work, quality communication and problem solving in different scenarios and segments, providing conditions of competition and sustainability, Virtual Communities of Practice - VCoPs - emerge as informal learning solutions, driven by Information and Communication Technologies. These spaces for knowledge sharing thrive in conducive environments, enabling organizations to adopt strategies for fostering and cultivating interactions, aiming to enhance individual, collective and corporate learning. In order to enable the generation of information that guides institutional strategies in this sense, this dissertation aims to propose criteria that may indicate learning in the evaluation of organizational VCoPs. The research is characterized as descriptive and explanatory, with a qualitative approach based on content analysis, systematic mapping and comparative analysis. The study is segmented into three stages: the identification of learning criteria in CoPs from Wenger's conceptual perspective; the mapping of learning assessment parameters in organizational VCoPs, from the empirical perspective of case studies on 20 VCoPs operating in Israel, the United States and Canada; and the analysis of the convergence between the theoretical and empirical aspects identified. The analyzes undertaken in such steps resulted in: the Conceptual CoP Learning Map that generated the Relationship Matrix between Learning and Knowledge in Practice (Matrix 1), showing conceptually outlined competencies and skills; the VCoPs Assessment Parameter Category System that led to the VCoPs Assessment Parameter Matrix in Organizations (Matrix 2), listing empirically established skills; and the Convergence Matrix of Learning Criteria in VCoPs in Organizations (Matrix 3), from which the potential convergence between conceptual and empirical skills was structured, guiding the proposition of potential learning criteria in the assessment of organizational VCoPs. The elements of this proposition are based on the competencies of mutuality of engagement, responsibility for the enterprise and tradability of repertoire, derived from nine behavioral skills that cover twelve segmentations, which represent possible guiding parameters of the Learning Analytics composition, whose information can subsidize corporate strategies to promote the sharing of knowledge aiming at the qualification and requalification of functional framework.
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