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dc.contributor.advisorValentim, Marco Antonio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorGonçalves, Pedro Augusto Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T17:00:37Z
dc.date.available2024-09-24T17:00:37Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89889
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Valentimpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 05/07/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese de doutorado investiga em que medida as contribuições do pensamento de Frantz Fanon, a partir do seu conceito de complexo colonialista, compreendem uma estrutura de mundo que precisa acabar. Este mundo tal qual o conhecemos é capaz de se apresentar senão como infernal àqueles humanos e não humanos, "condenados da terra" por sua "infelicidade ontológica" (Fanon) predicada pelo pensamento filosófico moderno. A esta "perspectiva objetiva" (Danowski e Viveiros de Castro), mobiliza-se uma miríade de pensamentos que visa a sua destruição. Neste ínterim, este estudo pretende mostrar como o pensamento de autoras e autores como Suzanne Roussi-Césaire, Silvia Rivera Cusicanqui, Lélia González, Denise Ferreira da Silva, Antônio Bispo dos Santos, Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Malcom Ferdinand caminham, sob diferentes vieses, advogando em favor de outros mundos plurais, a partir da leitura dos argumentos radicais de Fanon. Toma-se, assim, as contribuições dessas autorias como pressupostos de "escrevivências" (Conceição Evaristo) que, cientes dos traumas coloniais, tendem ao questionamento sobre a universalidade auto e sobredeterminada, a intercorrência dos dispositivos da racialidade (Carneiro) como motor do discurso moderno para, em os combatendo, rumar à alegria do acontecimento da vida. Incorporam e subsidiam a tese algumas imagens que representam os argumentos desenvolvidos. Como resultado, a tese propõe um breve ensaio sobre a alegria como forma de impulsionar as ações, práticas ou especulativas, para a construção de novos mundos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis investigates the extent in which the contributions of Frantz Fanon's thought, based on his concept of the colonialist complex, comprehend as a world structure that needs to end. This world as we know it is capable of presenting itself as nothing but infernal to those humans and non-humans, the "condemned of the earth" for their "ontological unhappiness" (Fanon) predicated by modern philosophical thought. To this "objective perspective" (Danowski and Viveiros de Castro), a myriad of thoughts is mobilized aiming for its destruction. Meanwhile, this study aims to show how the thoughts of authors such as Suzanne Roussi- Césaire, Silvia Rivera Cusicanqui, Lélia González, Denise Ferreira da Silva, Antônio Bispo dos Santos, Ailton Krenak, Davi Kopenawa, and Malcom Ferdinand advocate for other plural worlds from different perspectives, based on the radical arguments of Fanon. Thus, the contributions of these authors are taken as assumptions of "escrevivências" (Conceição Evaristo) that, aware of colonial traumas, tend to question the self and over-determined universality, the occurrence of raciality devices (Carneiro) as the engine of modern discourse to, in combating them, move towards the joy of life's events. Some images representing the developed arguments are incorporated and subsidize the thesis. As a result, the thesis proposes a brief essay on joy as a way to drive actions, whether practical or speculative, for the construction of new worlds.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFanon, Frantz, 1925-1961pt_BR
dc.subjectFim do mundopt_BR
dc.subjectImperialismopt_BR
dc.subjectAlegriapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleUma alegria anunciada : o fim do mundo como fim do complexo colonialistapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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