A prevalência de ansiedade e depressão durante a pandemia da Covid-19 : estudo com professores do ensino fundamental no município de Pinhais / PR
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Data
2024Autor
Steiner, Danielle Rocio de Souza Arns
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Resumo: O período da pandemia da Covid-19 trouxe muitos prejuízos para a sociedade, vitimando muitas pessoas, causando caos em setores da saúde e impactando na forma de trabalho de diversos profissionais. No âmbito do sistema escolar não houve mais a possibilidade de recepção dos alunos em uma mesma sala de aula, sendo necessária a implantação imediata do sistema de ensino à distância, algo que causou muitos problemas para alunos e, principalmente, professores, que tiveram que criar conteúdo e realizar acompanhamento digital, habilidades antes pouco praticadas. Esta mudança impactou diretamente a saúde mental dos docentes, causando manifestações que afetam sua produção profissional e sua rotina familiar. O objetivo deste estudo é avaliar os sintomas de transtorno mental na docência em função do período pandêmico. Neste sentido, foi desenvolvida uma metodologia que consiste em quatro atividades principais: (i) avaliação dos principais sintomas afetos ao docente através de pesquisa na literatura e documental, que determinou a ansiedade e a depressão como os sintomas objeto de estudo; (ii) preparação de um questionário eletrônico aplicado junto aos docentes, utilizando perguntas academicamente validadas para a análise de sintomas do transtorno de ansiedade e depressão; (iii) aplicação do questionário junto ao público-alvo, que neste estudo foram os professores do ensino fundamental I da rede municipal de ensino da Prefeitura de Pinhais/PR; (iv) avaliação estatística dos resultados apresentados, identificando a ocorrência e a correlação com dados sociodemográficos e informações relacionadas à Covid-19. Os resultados do trabalho indicam que há uma baixa incidência de casos de ansiedade e depressão entre os professores pesquisados, sendo relativamente mais alta para o quadro de ansiedade. Identificou-se também uma maior propensão a ansiedade e depressão entre os docentes na faixa etária entre 40-49 anos e com mais de 10 anos de prática da atividade docente. Quanto à Covid-19, houve correlação significativa entre os sintomas analisados e as pessoas com sequelas da infecção. Os resultados podem contribuir no desenvolvimento de políticas públicas pelo gestor municipal, orientando quanto ao segmento de docentes que merece mais atenção psiquiátrica. A principal contribuição científica deste estudo está no desenvolvimento da organização de informações, trabalhando três áreas do conhecimento: gestão da informação, saúde e educação. Abstract: The period of the Covid-19 pandemic brought a lot of damage to society, victimizing many people, causing chaos in health sectors and impacting the way many professionals work. Within the scope of the school system, there was no longer the possibility of receiving students in the same classroom, making it necessary to immediately implement the distance learning system, something that caused many problems for students and, mainly, teachers, who had to create content and carry out digital monitoring, skills that were previously little practiced. This change directly impacted the mental health of teachers, causing manifestations that affect their professional production and their family routine. The objective of this study is to evaluate the symptoms of mental disorders in teaching due to the pandemic period. In this sense, a methodology was developed that consists of four main activities: (i) evaluation of the main symptoms affected by the teacher through literature and documentary research, which determined anxiety and depression as the symptoms under study; (ii) preparation of an electronic questionnaire applied to teachers, using academically validated questions to analyze symptoms of anxiety and depression disorders; (iii) application of the questionnaire to the target audience, which in this study were elementary school teachers from the municipal education network of the City of Pinhais/PR; (iv) statistical evaluation of the results presented, identifying the occurrence and correlation with sociodemographic data and information related to Covid-19. The results of the work indicate that there is a low incidence of cases of anxiety and depression among the teachers surveyed, being relatively higher for anxiety. A greater propensity for anxiety and depression was also identified among teachers aged between 40-49 years and with more than 10 years of teaching activity. As for Covid-19, there was a significant correlation between the symptoms analyzed and people with sequelae of the infection. The results can contribute to the development of public policies by the municipal manager, providing guidance on the segment of teachers that deserves more psychiatric attention. The main scientific contribution of this study is the development of information organization, working in three areas of knowledge: information management, health and education.
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