O cuidado como princípio ético para a educação ambiental
Resumo
Resumo: O presente texto é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado sobre o cuidado enquanto princípio ético e tem como objetivo sua inserção na fundamentação teórica prática da Educação Ambiental Crítica (EAC). Sendo a hipótese de que o cuidado como princípio ético é capaz de embasar e aprimorar o trabalho educativo na área ambiental. Por meio da revisão bibliográfica busca dialogar com autores do campo da filosofia, feminismo, ecologia e educação de forma a estabelecer a proposta de inserção do cuidado enquanto princípio ético para a EAC. Neste sentido concebe a ética como guia norteador de práticas educativas, e o cuidado que quando assumido enquanto princípio, leva a um forte senso de responsabilização coletiva. A educação é posta como parte da instrumentalização para a ação efetiva no mundo, visando a superação da desigualdade social e ambiental. Concluiu-se que com base no referencial analisado são necessários os seguintes critérios para a inserção do cuidado enquanto princípio ético para a EAC: Defende e promove a vida humana e não humana, considera o ser humano enquanto ser holístico, se posiciona ao lado da comunidade das vítimas, reconhece a dupla fratura colonial e ambiental, resignifica as relações humanidade - sociedade - natureza e se engaja na transformação da sociedade. Abstract: This work is the result of master's thesis research on care as an ethical principle and aims to insert it into the theoretical foundation of Critical Environmental Education (CEE). The hypothesis being that care with ethical principles is capable of supporting and improving educational work in the environmental area. Through the bibliographic review, it seeks to dialogue with authors in the fields of philosophy, feminism, ecology and education in order to establish the proposal for the insertion of care as an ethical principle for CEE. In this sense, it conceives ethics as a north guide for educational practices, and care that, when assumed as a principle, leads to a strong sense of collective responsibility. Education is seen as part of the instrumentation for effective action in the world, aiming to overcome social and environmental inequality. It was concluded that, based on the analyzed framework, the following criteria are necessary for the insertion of care as an ethical principle for CEE: Defends and promotes human and non-human life, considers the human being as a holistic being, positions itself alongside the community of the victims, recognizes the double colonial and environmental fracture, gives new meaning to the relations between humanity - society - nature and engages in the transformation of society.
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