O ensino-aprendizagem de genética e biologia evolutiva da educação básica ao ensino superior : contribuições para o letramento científico
Resumo
Resumo: O ensino-aprendizagem de Genética é objeto de estudo de diversas pesquisas. No entanto, ainda que informações relevantes tenham sido obtidas a respeito dessa temática, estudantes e docentes continuam relatando dificuldades em aprendê-la e ensiná-la. Esse trabalho tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão do ensino-aprendizagem em Genética e Biologia Evolutiva, ao longo da vida escolar e acadêmica dos estudantes brasileiros, bem como subsidiar mudanças na prática docente e na formação de professores, consequentemente contribuindo para a aprendizagem significativa e o letramento científico dos estudantes. Para tanto, pesquisas quanti-qualitativas e de caráter documental foram realizadas em diferentes etapas desse trabalho. Primeiramente, foram analisados 225 itens das provas regulares de Ciências da Natureza, referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 a 2016, e o desempenho de 6.762.538 participantes na resolução dessas questões. Ademais, foram obtidas informações referentes ao conteúdo e a estrutura de 22 itens, prioritariamente, de Genética ou Biologia Evolutiva e investigadas as possíveis causas do pior desempenho dos estudantes na resolução desses itens, bem como descritos fatores a serem considerados durante a elaboração de itens para provas de larga-escala. Posteriormente, foram elencados objetos do conhecimento de Genética e Biologia Evolutiva que poderiam favorecer o desenvolvimento de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contribuir para a aprendizagem significativa dessas temáticas, sendo estruturada uma proposta curricular coerente com relevantes teorias de aprendizagem. Além disso, foram apresentadas 50 sugestões de atividades - destinadas aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio - para exemplificar essa proposta e subsidiar a prática nas escolas brasileiras. Por último, foram aplicados questionários a 66 estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas para investigar seus espectros intelectuais e suas percepções a respeito de suas dificuldades em genética, bem como da contribuição de diferentes estratégias e recursos didáticos em sua aprendizagem. Ainda, foram analisados dados referentes às estratégias avaliativas e às notas finais dos estudantes da amostra em três disciplinas ofertadas pelo departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. A análise quanti-qualitativa desses dados gerou informações relativas aos perfis e dificuldades desses estudantes e à contribuição de diferentes estratégias e recursos didáticos para sua aprendizagem. Os resultados obtidos corroboraram a ideia de que as tradicionais avaliações somativas são vantajosas para um perfil específico de estudantes e que as avaliações diagnósticas e formativas podem proporcionar benefícios ao ensinoaprendizagem. Os resultados e discussões apresentados nesse trabalho têm potencial para subsidiar os docentes que pretendem contribuir para o letramento científico dos estudantes, bem como oferecer oportunidades de aprendizagem iguais a estudantes com diferentes perfis, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Além disso, fornecem informações que instigam novas pesquisas e estimulam debates capazes de promover mudanças nas disciplinas ofertadas nas universidades e, consequentemente, na formação de professores. Palavras-chave: Competências e habilidades. BNCC. Inteligências múltiplas. Proposta Curricular. Enem. Avaliações diagnósticas e formativas. Abstract: The teaching-learning of Genetics is the object of study of several researches, but even though relevant information has been obtained on this topic, students and teachers continue to report learning and teaching difficulties. This work aims to gather information that provides a better understanding of the teachinglearning process in Genetics, throughout the school and academic life of Brazilian students, as well as subsidizing changes in teaching practice and teacher training, and consequently contributing to the meaningful learning and scientific literacy of students. In order to fulfill these aims, quantitative-qualitative and documentary researches were carried out. Initially, the performance in solving 225 items of Natural Sciences of 6.762.538 participants of the National High School Examination (Enem - from 2012 to 2016) were analyzed. Thus, the difficulties of students in the items of Genetics and Evolutionary Biology investigated were analyzed, as well as listed factors to be considered during the elaboration of items for large-scale tests. In a second step, objects of knowledge of Genetics and Evolutionary Biology were listed, that could favor the development of skills proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) and contribute to the meaningful learning of these themes. Taking into account these selected objects of knowledge, a curricular proposal was structured, which was coherent with the Theory of multiple intelligences and the idea of a spiral curriculum proposed by Howard Gardner and Jerome Bruner, respectively. In addition, 50 activities suggestions were presented - from the early years of elementary school to high school - to support teaching practice during the implementation of this proposal in Brazilian schools. Finally, questionnaires were applied to 66 undergraduate students of the Biological Sciences course to investigate their intellectual specters and their perceptions regarding their difficulties in genetics and the level of contribution of different didactic strategies in their learning. In addition, data on the evaluation strategies and the final grades of the students in the sample were analyzed in three courses offered by the Department of Genetics. The quantitative-qualitative analysis of these data allowed the obtention of the profiles and the comprehension of the difficulties of these students and the contribution of different didactic resources to the interviewees' learning. The results obtained also showed that summative assessments are advantageous for a specific profile of students and that diagnostic and formative assessments can provide benefits to teaching and learning. The results and discussions presented in this work have the potential to subsidize teachers who intend to contribute to the scientific literacy of students, as well as offering equal learning opportunities to students with different profiles, from Basic Education to Higher Education. In addition, they provide information that instigate new research and stimulate debates capable of promoting changes in the disciplines offered at universities and in teacher training. Keywords: Competences and skills. National Common Curricular Base in Brazil. Multiple intelligences. Curricular proposal. Enem. Diagnostic and formative assessments.
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