O desafio das classificações em acervos museológicos : abordagens interdisciplinares
Resumo
Resumo: Este trabalho aborda a problemática das classificações no Museu Paranaense em Curitiba, PR. Ao examinar as formas históricas dessas classificações durante a formação do acervo até os esforços recentes do museu para revisá-las, a pesquisa observa as dificuldades e problemas decorrentes das classificações, incluindo seu impacto nos sistemas de bancos de dados utilizados para nomear, localizar e documentar os itens musealizados. Além de uma revisão epistêmica das definições de documentação museológica, é possível reconhecer o trabalho de outras ciências presentes no museu em relação ao tratamento da informação patrimonial, bem como os impactos nas classificações. Explorando as interações, tensões, semelhanças e diferenças geradas nas ações de trabalho do museu, destacam-se possíveis caminhos para mitigar algumas questões, desde o uso de termos transversais para objetos singulares até acervos inteiros. A partir de observação participante, pesquisas remotas e entrevistas, a pesquisa examina o funcionamento dos bancos de dados, os desafios nas ações curatoriais e a relação direta entre classificação e conservação da materialidade. Inclui, por fim, uma conversa com os artistas indígenas contemporâneos Gustavo Caboco e Lucilene Wapichana, que visitam uma das reservas técnicas do museu e discutem arte indígena contemporânea, curadorias colaborativas e classificações, proporcionando uma análise prática das implicações das mudanças ou imanências na cadeia de trabalho do museu com relação às classificações empregadas. Abstract: This work addresses the issue of classifications at the Museu Paranaense in Curitiba, PR. By examining the historical forms of these classifications during the formation of the collection through the museum's recent efforts to revise them, this research notes the difficulties and problems arising from the classifications, including their impact on the database systems used to name, locate and document museum items. From an epistemic review of the definitions of museum documentation, it is possible to recognize the work of other sciences present in the museum in relation to the treatment of heritage information, as well as the impacts on classifications. Exploring the interactions, tensions, similarities and differences generated in the museum's work actions, possible ways to mitigate some issues stand out, from the use of transversal terms for singular objects to entire collections. Using participant observation, remote research and interviews, this work examines the functioning of databases, the challenges in curatorial actions and the direct relationship between classification and conservation of materiality. Finally, it includes a conversation with contemporary indigenous artists Gustavo Caboco and Lucilene Wapichana, who visited one of the museum's technical reserves and discuss contemporary indigenous art, collaborative curation and classifications, providing a practical analysis of the implications of changes or immanence in the chain of museum work in relation to the classifications used.
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