Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaveira, Miguel Alfredo Carid, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologiapt_BR
dc.creatorAlves, Camila Kellypt_BR
dc.date.accessioned2024-08-16T19:45:50Z
dc.date.available2024-08-16T19:45:50Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89434
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Miguel Alfredo Carid Naveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 07/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa é uma contribuição aos estudos sobre poetry slam, competições de poesia falada, e as diferentes expressões desse movimento artístico-político contemporâneo na cidade de Curitiba. Por meio do acompanhamento das práticas artísticas de grupos locais, em especial o Slam Contrataque, apresento os elementos estruturais das competições e como elas estão articuladas a outras formas de expressão artística, como a literatura marginal e o hip hop. Ao enquadrar as competições enquanto acontecimento performativo, ancorado nas experiências dos/as poetas, investigo as narrativas biográficas dos principais interlocutores da pesquisa, o que permite compreender as dimensões da autorrepresentação e do depoimento, elementos estéticos fundamentais para esta prática artística. Por fim, apresento algumas contribuições para pensar o slam como um modo de resistência micropolítica, que articula arte e política, para narrar processos de desigualdade e exclusão social, bem como compartilhar utopias e germinar futuros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research constitutes a contribution to the studies on poetry slam, spoken word poetry competitions, and the diverse expressions of this contemporary artistic-political movement in the city of Curitiba. By closely examining the artistic practices of local groups, particularly the Slam Contrataque, I elucidate the structural elements of the competitions and how they are interconnected with other forms of artistic expression, such as marginal literature and hip hop. Framing the slams as a performative event, anchored in the experiences of the poets, I investigate the biographical narratives of the primary interlocutors of the research, enabling an understanding of the dimensions of self-representation and testimony, which are fundamental aesthetic elements for this artistic practice. Lastly, I present some contributions for conceptualizing slam as a mode of micropolitical resistance, which intertwines art and politics to narrate processes of inequality and social exclusion, as well as to share utopias and cultivate futures.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCampeonatos de poesia faladapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAntropologia urbana - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleSlam poesia : experimentações poéticas e políticas na cidade de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples