dc.contributor.advisor | Naveira, Miguel Alfredo Carid, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia | pt_BR |
dc.creator | Alves, Camila Kelly | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T19:45:50Z | |
dc.date.available | 2024-08-16T19:45:50Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89434 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Miguel Alfredo Carid Naveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 07/03/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa é uma contribuição aos estudos sobre poetry slam, competições de poesia falada, e as diferentes expressões desse movimento artístico-político contemporâneo na cidade de Curitiba. Por meio do acompanhamento das práticas artísticas de grupos locais, em especial o Slam Contrataque, apresento os elementos estruturais das competições e como elas estão articuladas a outras formas de expressão artística, como a literatura marginal e o hip hop. Ao enquadrar as competições enquanto acontecimento performativo, ancorado nas experiências dos/as poetas, investigo as narrativas biográficas dos principais interlocutores da pesquisa, o que permite compreender as dimensões da autorrepresentação e do depoimento, elementos estéticos fundamentais para esta prática artística. Por fim, apresento algumas contribuições para pensar o slam como um modo de resistência micropolítica, que articula arte e política, para narrar processos de desigualdade e exclusão social, bem como compartilhar utopias e germinar futuros. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research constitutes a contribution to the studies on poetry slam, spoken word poetry competitions, and the diverse expressions of this contemporary artistic-political movement in the city of Curitiba. By closely examining the artistic practices of local groups, particularly the Slam Contrataque, I elucidate the structural elements of the competitions and how they are interconnected with other forms of artistic expression, such as marginal literature and hip hop. Framing the slams as a performative event, anchored in the experiences of the poets, I investigate the biographical narratives of the primary interlocutors of the research, enabling an understanding of the dimensions of self-representation and testimony, which are fundamental aesthetic elements for this artistic practice. Lastly, I present some contributions for conceptualizing slam as a mode of micropolitical resistance, which intertwines art and politics to narrate processes of inequality and social exclusion, as well as to share utopias and cultivate futures. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Campeonatos de poesia falada | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Antropologia urbana - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.title | Slam poesia : experimentações poéticas e políticas na cidade de Curitiba | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |