Da Colônia Dona Francisca à cidade da dança : uma análise socio-histórica sobre o campo da dança em Joinville/SC
Resumo
Resumo: Joinville é a maior cidade de Santa Catarina e, entre outros nomes, é conhecida como a "cidade da dança". O objetivo deste trabalho foi pesquisar como se deu a constituição do campo da dança em Joinville, investigando os principais agentes e instituições envolvidos, de modo a descrever um panorama socio-histórico da relação da cidade com a dança. Para isso, foi utilizada pesquisa bibliográfica (teses, dissertações, artigos e livros) aliada com pesquisa documental em diferentes fontes, como reportagens, relatórios publicados pelas instituições e podcasts. Para a análise sociológica, foi utilizada a Teoria Reflexiva dos Campos de Pierre Bourdieu. Iniciando-se a pesquisa desde a colonização de Joinville, percebeu-se forte influência dos imigrantes alemães, com presença também de outras etnias. Os imigrantes tinham em seu habitus a prática de atividades culturais, e ao fundarem a Colônia Dona Francisca, que posteriormente se tornou Joinville, buscaram formar sociedades para fortalecer a coesão social e praticar tais atividades, auxiliando na preservação de sua cultura, possivelmente formando uma população propensa a prestigiar eventos culturais. Algumas influências mais diretas dessa cultura são as danças folclóricas e festas típicas. Em 1983, surgiu o Festival de Dança de Joinville, que pode ser considerado o principal responsável pelo título da cidade. O ineditismo e potencial do evento atraiu o apoio de profissionais da dança de várias partes do Brasil, e o público joinvilense também foi muito receptivo e entusiasmado. O evento seguiu crescendo, impulsionando o turismo e dando a oportunidade para bailarinos, coreógrafos e outros agentes acumularem diversos tipos de capitais com sua participação. Luiz Henrique da Silveira foi um político muito influente em Joinville. Em um de seus mandatos como prefeito, ele usou seu capital político para viabilizar a construção do Centreventos Cau Hansen, nova sede mais compatível do Festival, e também para negociar com o Teatro Bolshoi de Moscou a abertura de uma escola em Joinville. Em 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi inaugurada, e até hoje oferece gratuitamente um ensino de excelência para formar bailarinos profissionais. Sua gratuidade é possibilitada principalmente por meio de leis de incentivo fiscal (usadas também no Festival), o que envolve uma mediação entre os interesses da Escola, do governo e de empresas. Sua seleção é feita com base no capital corporal, e permite que os alunos tenham acesso a diversos outros capitais em seus oito anos de formação, sem precisar de capital econômico, promovendo então inclusão social. Tanto o Festival quanto a Escola realizam iniciativas que incluem a comunidade, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo sua relação com os joinvilenses. Muitas vezes existem discursos romantizados, atribuindo o sucesso de certas iniciativas ao amor pela dança, mas com esse estudo pode-se perceber que são processos muito mais complexos, com agentes e instituições, de forma consciente ou não, perseguindo seus interesses de modo a melhorar sua posição no campo. Diversos agentes, a partir dos capitais que já possuem, usam estratégias para converter e ampliar tais capitais, podendo ser de diversos tipos, como cultural, social, simbólico, econômico, corporal e até mesmo político. Abstract: Joinville is the largest city in Santa Catarina, known as the "city of dance". The objective of this study was to investigate how the dance field was constituted in Joinville, investigating the main agents and institutions involved, in order to describe a socio-historical panorama of the city's relationship with dance. For this, bibliographic research was used (theses, dissertations, articles and books) combined with documentary research in different sources, such as news, reports published by institutions and podcasts. For the sociological analysis, Pierre Bourdieu's Reflexive Theory of Fields was used. Starting the research since the colonization of Joinville, a strong influence of German immigrants was noticed, with the presence of other ethnic groups as well. The immigrants had in their habitus the practice of cultural activities, and when they founded the Dona Francisca Colony, which later became Joinville, they sought to form societies to strengthen social cohesion and practice such activities, helping to preserve their culture, possibly forming a population prone to prestige cultural events. Some of the more direct influences of this culture are folk dances and typical parties. In 1983, the Joinville Dance Festival emerged, which can be considered the main responsible for the city's title. The originality and potential of the event attracted the support of dance professionals from various parts of Brazil, and the public from Joinville was also very receptive and enthusiastic. The event continued to grow, boosting tourism and giving dancers, choreographers and other agents the opportunity to accumulate various types of capital with their participation. Luiz Henrique da Silveira was a very influential politician in Joinville. In one of his terms as mayor, he used his political capital to facilitate the construction of Centreventos Cau Hansen, the Festival's new, more compatible venue, and also to negotiate with the Bolshoi Theater in Moscow to open a school in Joinville. In 2000, the Bolshoi Theater School in Brazil was inaugurated, and until today it offers excellent education free of charge to train professional dancers. Its gratuity is made possible mainly through tax incentive laws (also used by the Festival), which involves a mediation between the interests of the School, the government and companies. Its selection is based on corporal capital, and allows students to have access to several other capitals in their eight years of training, without needing economic capital, thus promoting social inclusion. Both the Festival and the School carry out initiatives that include the community, expanding access to culture and strengthening its relationship with the people of Joinville. There are often romanticized discourses, attributing the success of certain initiatives to the love for dance, but with this study it can be seen that they are much more complex processes, with agents and institutions, consciously or not, pursuing their interests in order to improve their position in the field. Several agents, based on the capital they already have, use strategies to convert and expand such capital, which can be of different types, such as cultural, social, symbolic, economic, corporal and even political.
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