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dc.contributor.advisorDeschamps, Fernandopt_BR
dc.contributor.otherValle, Pablo Deivid, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufaturapt_BR
dc.creatorGomes, Islan de Castropt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T21:56:40Z
dc.date.available2024-07-30T21:56:40Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89101
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Deschampspt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Pablo David Vallept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura. Defesa : Curitiba, 20/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Peças de reposição desempenham um papel importante no apoio à manutenção de bens de capital, contribuindo para a redução do tempo de inatividade e para o prolongamento d de sua vida útil. Porém, à medida que os sistemas se tornam mais avançados e sua confiabilidade também aumenta ao longo do tempo, ambas as tendências ampliam a quantidade de componentes com baixa demanda e, por conta disso, o gerenciamento de peças de reposição se torna mais complicado. Consequentemente, dada a preocupação relacionada com os gastos globais em serviços pós-venda, clientes exigindo altos níveis de disponibilidade, juntamente com a redução do TCO (Custo Total de Propriedade) na compra de novos sistemas, tem emergido a busca por métodos mais eficientes para se gerenciar o estoque de peças de reposição. Com base na utilização de técnicas da indústria 4.0, o objetivo deste estudo é propor uma estrutura para o fornecimento de peças de reposição, reduzindo os custos de manutenção e de tempo de inatividade. Como resultados parciais de um piloto no Brasil, o estoque morto foi reduzido em mais de 50%, a taxa de rotatividade aumentou em 30% e os pedidos de emergência foram reduzidos em 25%. Outro piloto no Chile comprovou a possibilidade de reduzir 10% do estoque total de uma determinada região, escolhendo um local específico para centralizar peças de baixo giro, servindo também como armazém de apoio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Spare parts play an important role in supporting capital goods maintenance, contributing to downtime reduction and lifetime extension. However, once systems are becoming more advanced, and their reliability has also increased over time, both trends enlarged the amount of components with low demand, and, due to that, spare parts management has become more complicated. Consequently, given the concern related to global spending in after-sales services and customers demanding high uptime levels, together with TCO (Total Cost of Ownership) reduction when buying new systems, the search for more efficient methods to manage spare parts inventory has emerged. Based on the use of industry 4.0 techniques, the aim of this study is to propose a framework for spare parts provisioning, reducing both maintenance and downtime costs. As partial results for a pilot in Brazil, dead stock has been reduced over 50%, turn over rate increased by 30% and emergency orders reduced by 25%. Another pilot in Chile proved the possibility to reduce 10% of the overall stock of a certain region, choosing a specific location to centralize low runner parts, operating also as a support warehouspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.titleOptimization of spare parts inventory management for capital goods maintenancept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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