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dc.contributor.advisorClemente, Ademir, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.creatorLeite, José Geraldo Madernapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-22T17:29:05Z
dc.date.available2024-07-22T17:29:05Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88981
dc.descriptionOrientador: Ademir Clementept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho analisam-se metodologias utilizadas nos estudos de viabilidade dos investimentos em transportes e propõe-se a utilização de uma metodologia, baseada na Teoria Econômica, para a análise em conjunto de investimentos em diversos setores de uma mesma modalidade de transportes ou em diferentes modalidades de transportes. A metodologia estudada visa evitar que os investimentos prioritários para determinados setores ou modalidades de transportes não sejam considerados, ou seja, que as alternativas de investimentos não sejam consideradas de forma global. A metodologia estudada considera em conjunto, desde investimentos na manutenção de vias existentes até a construção de novas vias em diferentes modalidades de transportes. No início do trabalho, são apresentados os métodos usuais de análise de investimentos com as peculiaridades da área dos transportes, constituídas pelas análises do excedente dos volumes de tráfego, separação de benefícios e transferências, preços-sombra, economias e deseconomias externas, critérios de análise dos investimentos, problemas de incerteza e de riscos comuns nos investimentos de transportes, benefícios intangíveis e as considerações a serem dadas aos custos marginais sociais no caso dos investimentos em transportes. Conceitos econômicos relativos à função de produção, elementos do processo produtivo, linhas isoquantas, linha de orçamento ou de isocusto e leis da redução e da igualdade das receitas marginais são revistos e é mostrada, através de exemplos, sua analogia com a área dos transportes. São apresentados exemplos de análise de alternativas de investimentos em diferentes tipos de vias e modalidades de transporte ao mesmo tempo, mostrando-se as soluções gráfica e analítica. As equações similares as funções de produção são obtidas com o uso dos programas de estatística disponíveis para computador, no caso são utilizados os programas MicroTSP e TOOLS. As equações que se mostraram mais adequadas para a obtenção de funções análogas às funções de produção foram as da forma multiplicativa ou de Cobb e Douglas. O trabalho é composto pelas seguintes partes principais: revisão da literatura, síntese da metodologia proposta baseada nas curvas isoquantas, métodos gerais de análise de investimentos, métodos de análise de investimentos públicos em infra-estrutura viária, exemplos de investimentos em transportes, analisados pelos métodos de programação linear e programação dinâmica, conceitos econômicos de custos e benefícios utilizados na análise de investimentos em transportes, considerações sobre conceitos da teoria econômica, apresentação teórica do método estudado, exemplos de aplicação para vias troncais e secundárias, rodovias principais e ferrovias e rodovias pavimentadas novas, rodovias pavimentadas a serem recuperadas e rodovias a receberem manutenção preventiva, vantagens e desvantagens da metodologia proposta e novos campos de estudo para o aperfeiçoamento das metodologias de análise de investimentos em transportes. Conclui-se que a metodologia é simples de ser aplicada sobretudo com a disponibilidade dos dados dos diferentes setores e o uso de computadores com programas estatísticos já desenvolvidos. Recomenda-se que a metodologia desenvolvida constitua-se em ferramental de apoio às autoridades para a otimização dos investimentos no setor dos transportes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is concerned with methodologies used for transportation investment analysis, a methodology based on Economic Theory is proposed in order to consider at the same time a set of projects on different sectors of the same transportation mode or of different modes. This proposal is to evitate that priority investments for determined sectors or transportation modes are not considered, or to evitate that the investments alternatives are not considered in a global way. The studied methodology take in account a set of investments going from existing roads maintenance to the construction of new roads for different transportation modes. In the beginning of the report, usual investment analysis methods are presented with the peculiarities of the transportation area like analysis of excess traffic volumes, separation of benefits from transferences, shadow-price, external economies and diseconomies, special criteria for investment analysis in transportation, uncertainty and risk problems, intangible benefits and considerations about social marginal costs for transportation investments. Economic concepts related to the production function, parts of the productive process, isoquants lines, budget or isocost line and laws of marginal income reduction and equality are reviewed and they are showed, with examples showing analogous applications for transportation. Investments alternatives analyses are presented including different roads and transportation modes at the same time, with graphic and analytical solutions. The equations analogous to productions functions are derived with the use of computer statistics programs; MicroTSP and TOOLS programs are used. The more adequated equations similar to production functions were the parabola and the multiplicative form or Cobb-Douglas's equations. The work is composed of the following principal parts: literature review, synthesis of the proposed methodology based on isoquants curbs, general methods for investments analysis, methods for public roads infrastructure investments analysis, examples of transportation investments alternatives solved by linear and dynamic programing, economic concepts of costs and benefits utilized for transportation investments analysis, economic theory concepts, theory presentation of the method studied, examples for truncal and secondary roads, principal highways and railways and paved new highways, rehabilitation of paved highways and assuming preventive maintenance, advantages and disadvantages of the proposed methodology and new studies fields to improve transportation investments analysis methodologies. As conclusion the methodology is simple to be utilized especially with date of different sectors and the use of statistical computer programs. It is recommended that the studied methodology becames a tool to support authority decision's to optimize transportation investments.pt_BR
dc.format.extent138f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTransportes - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectInvestimentos - Análisept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleDecisões de investimentos envolvendo diferentes modalidades de transportept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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