Aeração em fluxos de alta velocidade : desempenho de ejetores verticais
Resumo
Resumo: As realizações nas ultimas décadas de obras de descarga com quedas elevadas e vazões específicas crescentes, tem despertado em projetistas e pesquisadores um interesse especial pelos aspectos relacionados ao fenômeno da cavitação em superfícies irregulares sujeitas a escoamentos com altas velocidades. A prevenção da cavitação a partir do uso da aeração induzida nos escoamentos tem sido a técnica mais usual adotada nos projetos recentes. Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos necessários a elaboração de projetos de aeradores mais eficientes, a aeração induzida vem sendo objeto de continuas pesquisas através de estudos em modelos experimentais e em protótipos. Entretanto, apesar dos avanços alcançados, ainda existem duvidas quanto a influencia de alguns parâmetros relacionados ao mecanismo de arraste de ar, no desempenho de aeradores. Esse trabalho apresenta, avalia e discute os resultados experimentais obtidos em um ejetor vertical projetado para a pesquisa sistemática da aeração induzida. A pesquisa procurou investigar a influencia e a importância de parâmetros físicos e geométricos no desempenho de aeradores. O efeito da diferença de pressão de um lado para outro do jato na sua forma e na capacidade de arraste de ar pelo escoamento foi estudado e analisado. Os resultados experimentais foram confrontados com resultados teóricos obtidos a partir de um método analítico proposto por GLAZOV [1984] para a avaliação do desempenho de aeradores. Adicionalmente, para beneficio de pesquisas futuras, foram determinados os coeficientes de descarga médios do equipamento experimental para diversas condições de aberturas nos dutos de aeração.
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