Governança do conhecimento em instituições públicas federais de ensino superior : um modelo conceitual
Resumo
Resumo: O conhecimento individual, base para a existência do conhecimento organizacional é influenciado por fatores facilitadores e barreiras individuais e organizacionais que permitem, ou não, que o conhecimento seja criado ou compartilhado. Desta forma, a gestão do conhecimento tornou-se uma questão crítica para a dinâmica competitiva, estratégia internacional, construção de recursos, limites das empresas e outros problemas; quer seja em organizações empresariais ou não. Contudo a existência de barreiras internas e externas pode interferir nos processos de criação, compartilhamento, utilização e assimilação do conhecimento. Além da Gestão do Conhecimento, uma abordagem interdisciplinar emergente, que permeia os campos da gestão do conhecimento, os estudos de organização, a estratégia e a gestão de recursos humanos, surge com o propósito de facilitar a identificação e de ser adotada para resolver tais problemas. A Governança do Conhecimento (GovC) consiste na implantação de mecanismos de governança influenciando os processos de conhecimento. O objetivo desta tese é propor um modelo conceitual de Governança do Conhecimento para instituições públicas federais de ensino superior, após a identificação das perspectivas descritas na literatura. Por meio de uma pesquisa bibliográfica foi possível identificar três perspectivas de GovC (da economia do conhecimento, da eficiência econômica e da sustentabilidade e fatores socioculturais), estabelecidas depois de uma análise por clusters dos autores, realizada a partir daqueles com maior número de citações e publicações. Com a metodologia e as ferramentas utilizadas foi possível a construção de um sólido modelo de GovC que contempla os fatores e abordagens necessários para as IFESs. Abstract: Individual knowledge, which is the basis for the existence of organizational knowledge, is influenced by facilitating factors and individual and organizational barriers that allow or do not allow knowledge to be created or shared. Knowledge management has become a critical issue for competitive dynamics, international strategy, resource building, company boundaries and other problems, whether in business associations or not. However, the existence of internal and external limits can interfere in the processes of creation, use, use and assimilation of knowledge. In addition to Knowledge Management, an emerging interdisciplinary approach, which permeates the fields of knowledge management, organization studies, strategy and human resource management, appears with the purpose of facilitating identification and being adopted to solve such problems. Knowledge Governance (KGov) consists of the implementation of governance mechanisms influencing knowledge processes. The objective of this thesis is to present a conceptual framework model of Knowledge Governance for federal public institutions of higher education, after identifying the perspectives described in the literature. Through a bibliographical research, it was possible to identify three perspectives of KGov (knowledge economy, economic efficiency and sustainability and sociocultural factors), established after an analysis by clusters of authors, which were based on those with the highest number of citations and publications. With the methodology and tools used, it was possible to build a solid GovC model that includes the factors and approaches necessary for IFESs.
Collections
- Teses [26]