Turismo e comunicação : os elementos turísticos do programa Plug e a apresentação dos destinos paranaenses
Resumo
Resumo: Esta pesquisa discute a proposta de interação que o programa PLUG da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) estabelece frente a seu público, o qual, espontaneamente, promove o turismo das cidades através das atividades de lazer e aventura, da história e cultura e da gastronomia. No cenário em questão percebemos que a comunicação em âmbito tradicional, a televisão, tem sido responsável pela influência estabelecida com sua audiência, principalmente quando se trata da exposição do turismo, seja por meio de programas, quadros ou reportagens. Assim, foi levantado o problema de pesquisa de que maneira o programa Plug comunica o Paraná como destino turístico? Para tal, o objetivo deste estudo é analisar como a apresentação das localidades paranaenses feito pelo programa televisivo Plug comunica o Paraná como destino turístico. Para isso foi necessário a) compreender os usos da comunicação audiovisual no turismo e sua relação com a experiência de viagem; b) mapear e comparar as localidades visitadas pelo Plug e o mapa das regiões turísticas do Paraná; e, c) descrever os elementos (turísticos) apresentados no Plug que podem estimular o espectador a visitar uma localidade do Paraná. Para análise houve o levantamento bibliográfico estabelecido e duas principais temáticas comunicação e turismo, e comunicação e experiência buscando compreender sobre o que vem sendo discutido nestas áreas, delimitando o período da pesquisa a partir de 2020 até 2023. Podemos concluir que o Plug realiza uma exposição dos destinos turísticos baseado na definição do turismo de aventura, pois possui como principais elementos turísticos a exposição da história, da cultura, da gastronomia e da natureza, ademais destaca que esses elementos se comportam como principais destaques frente a percepção do espectador sobre a localidade. Podemos identificar através dos episódios alguns padrões de exposição das localidades através da comunicação linguística (fala da apresentadora) e da comunicação visual (imagens apresentadas). Abstract: This research discusses the proposal of interaction that the PLUG program of the Paranaense Communication Network (RPC) establishes with its audience, which spontaneously promotes tourism in cities through leisure and adventure activities, history and culture, and gastronomy. In this scenario, we can observe that traditional television has been responsible for the influence established with its audience, especially when it comes to promoting tourism, whether through programs, segments, or reports. Thus, the research problem raised is how the Plug program communicates Paraná as a tourist destination. Therefore, the objective of this study is to analyze how the presentation of Paranaense locations made by the television program Plug communicates Paraná as a tourist destination. To achieve this, it was necessary to: a) understand the uses of audiovisual communication in tourism and its relationship with the travel experience; b) map and compare the locations visited by Plug and the map of tourist regions in Paraná; and c) describe the (tourist) elements presented in Plug that can stimulate the viewer to visit a location in Paraná. For the analysis, a bibliographic survey was conducted based on two main themes: communication and tourism, and communication and experience, seeking to understand what has been discussed in these areas. The research period was delimited from 2020 to 2023. We can conclude that Plug showcases tourist destinations based on the definition of adventure tourism, as its main tourist elements include the exposure of history, culture, gastronomy, and nature. Furthermore, it emphasizes that these elements act as primary highlights in the viewer's perception of the location. Through the episodes, we can identify some patterns of location exposure through linguistic communication (the presenter's speech) and visual communication (presented images).
Collections
- Dissertações [93]