Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNogueira, Christiano, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorRosário Junior, Alceu dopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T18:37:14Z
dc.date.available2024-06-19T18:37:14Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88604
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Christiano Nogueirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 30/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem o objetivo de compreender a utilização da gamificação na educação, voltada a conhecimentos gerais e às relações de sociedade e natureza, por parte de professores de todos os anos de ensino do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, situado na região portuária do município de Paranaguá, PR. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas por pautas, pois esta possui a característica de um certo grau de estruturação, sendo orientada por meio de um questionário com perguntas abertas, a fim de investigar o entendimento dos docentes acerca das relações sociedade e natureza, da educação ambiental e de possíveis metodologias ou estratégias diferenciadas, incluindo a gamificação, nas práticas docentes, considerando o contexto escolar. A escolha das questões foi gerada por meio das relações entre Sociedade, Natureza e Educação Ambiental e pelas necessidades específicas da escola no que concerne ao tema, ou seja, sua localização, seus aspectos sociais, econômicos e ambientais característicos. Além disso, as perguntas foram baseadas nos eixos orientadores: Relação ser humano e natureza; Contradições e conflitos ambientais; Espaço geográfico do litoral Paranaense; Trabalho e a relação do ser humano com a natureza; Identificação do conceito de trabalho em consonância com o meio ambiente. Ao analisar as respostas dos docentes, juntamente com os eixos orientadores elaborados a partir dos referenciais teóricos, as Unidades de Análise se constituíram efetivamente somente após a realização das entrevistas e da consequente Análise do Conteúdo. Os resultados obtidos por meio das análises demonstraram que há uma percepção dos riscos socioambientais no contexto escolar, denotando envolvimento profissional e pessoal nos entrevistados. No entanto, também ficou evidente que os riscos são notórios a todos. Outro ponto destacado pela pesquisa é o fato de que os professores utilizam uma Educação Ambiental classificada com conservacionista/preservacionista ou (pseudo) transformadora. Além disso, verificou-se que os professores fazem uso de jogos em suas atividades educacionais, independentemente de sua disciplina e finalidade, o que denota um comprometimento com a tentativa de estabelecer vínculos com os alunos nos diferentes anos do ensino. Apesar disso, desconhecem o conceito, as vantagens e a possibilidade da utilização da gamificação, sendo este conceito confundido com o de jogo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims to understand the use of gamification in education aimed at general knowledge regarding the relations of society and nature, of teachers from all years of education at Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, located in the port region of the municipality of Paranaguá, PR. The research was carried out through guided interviews, as this has the characteristic of a certain degree of structuring, being guided through a questionnaire with open questions, in order to investigate the teachers' understanding regarding the relations between society and nature, the environmental education and possible different methodologies or strategies, including gamification, in teaching practices, considering the school context. The choice of questions was generated through the relationships between Society, Nature and Environmental Education and the specific needs of the school regarding the topic, that is, its location, its characteristic social, economic and environmental aspects. They were also based on the guiding principles: Relationship between human beings and nature; Environmental contradictions and conflicts, Geographic space of the coast of Paraná; Work and the relationship between human beings and nature; Identification of the concept of work in line with the environment. Analyzing the teachers' responses, together with the guiding principles that were created based on the theoretical references, the Analysis Units were effectively constituted only after the interviews and the consequent Content Analysis were carried out. The results obtained through the analyzes demonstrated that there is a perception of socio-environmental risks in the school context, which denotes professional and personal involvement in the interviewees, but also that the risks are noticeable to everyone. Another direction highlighted by the research is what teachers use in Environmental Education classified as conservationist/preservationist or (pseudo) transformative. It was also found that teachers use games in their educational activities, regardless of their discipline, and regardless of the purpose, which denotes a commitment to trying to bond with the student in the different years of teaching. Despite this, they are unaware of the concept, the advantages and the possibility of using gamification and its concept is confused with that of a learning game.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleCompreensão dos professores do Colégio Bento Munhoz da Rocha sobre as questões ambientais nas áreas de entornopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples