A ética católica e o espírito do olimpismo
Resumo
Resumo: Apesar de diferentes autores indicarem uma rejeição ao esporte por parte da Igreja Católica ao longo da história, tal posicionamento é conflitante com fontes que indicam várias conexões da Igreja com esse fenômeno, desde a antiguidade até a modernidade. As ligações da Igreja com o pai do Olimpismo, Barão Pierre de Coubertin, são extensas. Essa pesquisa buscou elucidar as conexões do catolicismo com o Olimpismo. O objetivo central da tese foi o de investigar as influências de uma ética católica no esporte ao longo da história, comparando-a com os valores do Olimpismo, a fim de elencar possíveis convergências e divergências. O estudo pautou-se em uma metodologia bibliográfico-documental, de natureza descritivo exploratória, e teve por referencial teórico de discussão o modelo analítico dos 5’Es, no qual adota-se para interpretação cinco dimensões, quais sejam, emoção, estética, espetáculo, ética e educação. As principais fontes que embasaram a compreensão do Olimpismo partiram de uma seleção de escritos do Barão de Coubertin, traduzidos para o português e publicados pela editora PUCRS em 2015. Já em relação ao catolicismo e seu envolvimento com o esporte, centramos nossa análise no documento "Dar o melhor de si", publicado em 2018 pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, órgão da Igreja. Para além disso, o texto percorre uma reflexão teórica embasada em autores como Max Weber, Allen Guttmann e Norbert Elias, em tópicos como modernização, processo civilizador, religião e esporte. Como resultado, evidenciamos que há convergências de determinados valores entre a ética católica e o Olimpismo, as quais permitem que a Igreja e o Comitê Olímpico Internacional trabalhem de forma conjunta. A Igreja busca inserir valores católicos na prática esportiva, tentando recristianizar a cultura como um todo e civiliza-la novamente a partir de seus ideais, recuperando o espaço perdido da religião na modernidade. Por sua vez, os agentes do COI parecem ter encontrado um teto de expansão de consumidores, carecendo de elementos carismáticos para levar o Olimpismo a diversos grupos sociais que ainda ignoram o consumo esportivo. Dessa maneira, costuram alianças com a Igreja Católica para disseminar um esporte orientado por valores que não estejam unicamente submetidos à metas financeiras e políticoideológicas. Abstract: Although different authors indicate a rejection of sport by the Catholic Church throughout history, this position conflicts with sources that indicate various connections between the Church and this phenomenon, from antiquity to modernity. The Church's links with the father of Olympism, Baron Pierre de Coubertin, are extensive. This research elucidates the connections between Catholicism and Olympism. The central objective was to investigate the influences of a Catholic ethic on sport throughout history, comparing it with the values of Olympism, in order to list possible convergences and divergences. The study was based on a bibliographic-documentary methodology, of an exploratory descriptive nature, and had as a theoretical reference for discussion the analytical model of the 5'Es, in which five dimensions are adopted for interpretation, namely, emotion, esthetics, entertainment, ethics and education. The main sources that supported the understanding of Olympism came from a selection of writings by Baron de Coubertin, translated into Portuguese and published by PUCRS in 2015. In relation to Catholicism and its involvement with sport, we focused our analysis on the document "Giving your best", published in 2018 by the Dicastery for Laity, Family and Life, a Church body. Furthermore, the text covers a theoretical reflection based on authors such as Max Weber, Allen Guttmann, and Norbert Elias, on topics such as modernization, civilizing process, religion and sport. As a result, we evidenced that there are convergences of certain values between Catholic ethics and Olympism, which allow the Church and the International Olympic Committee to work together. The Church seeks to insert Catholic values into sports, trying to re-Christianize the culture as a whole and civilize it again based on its ideals, recovering the lost space of religion in modernity. In turn, the IOC agents seem to have found a ceiling for consumer expansion, lacking charismatic elements to take Olympism to different social groups that still ignore sports consumption. In this way, they form alliances with the Catholic Church to disseminate a sport guided by values that are not solely subject to financial and political-ideological goals.
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- Teses [112]