Na trilha da ilha : vivências com a natureza como recurso pedagógico para estimular a percepção ambiental de alunos dos anos iniciais
Resumo
Resumo: O território da Ilha dos Valadares constitui-se de diversos territórios de aprendizagem para utilizar a percepção ambiental no ensino e aprendizagem na escola. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vivências com a natureza nas trilhas do território da Ilha dos Valadares, Paranaguá-PR, como recurso pedagógico para estimular a percepção ambiental de alunos dos anos iniciais da Escola Municipal Iracema dos Santos. A investigação fundamentou-se nos aportes teóricos sobre percepção ambiental, conceito de território, espaços de aprendizagem e reflexões sobre os elementos naturais que constituem os territórios de aprendizagem. A área de estudo é a Ilha dos Valadares, localizada no litoral paranaense e pertencente ao município de Paranaguá. As intervenções pedagógicas foram desenvolvidas nas trilhas do Mangue, do Cidrão e do Mar de Lá. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizando-se como método de análise as vivências com a natureza, proposto por Joseph Cornell, para compreender as experiências fenomenológicas nas trilhas e constituir os territórios de aprendizagem. As vivências educativas e sensoriais na natureza, resultaram em um produto educacional "tour virtual e interativo" nas trilhas na Ilha. The territory of Ilha dos Valadares is made up of various learning territories for using environmental perception in teaching and learning at school. This research aimed to analyze experiences with nature on trails in the territory of Ilha dos Valadares, Paranaguá-PR, as a pedagogical resource to stimulate the environmental perception of students in the initial years of Escola Municipal Iracema dos Santos. The research was based on theoretical contributions on environmental perception, the concept of territory, learning spaces and reflections on the natural elements that make up learning territories. The study area is Ilha dos Valadares, located on the coast of Paraná and belonging to the municipality of Paranaguá. The educational interventions were developed on the Mangue, Cidrão and Mar de Lá trails. The research has a qualitative approach, using the method of analysis of experiences with nature, proposed by Joseph Cornell, to understand the phenomenological experiences on the trails and constitute the learning territories. The educational and sensory experiences in nature resulted in an educational product "virtual and interactive tour" of the trails on the island.
Collections
- Dissertações [101]