Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa de Mestrado que propõe uma Formação Continuada para professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; e analisar, por meio do método da Autoconfrontação, quais os obstáculos encontrados pelas docentes no decorrer da aplicação das sequências didáticas elaboradas por elas. Na formação, apresentamos o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, refletindo sobre a importância das nascentes de água e mananciais para o meio ambiente e todos os seres vivos. Dialogamos com os conceitos teóricos da Engenharia Didática e Sequência Didática, Educação, Linguagem, Aprendizagem e ZPD, a Clínica da Atividade e a Ergonomia da Atividade, que também fizeram parte das análises dos relatos escritos, produzidos após as sequências didáticas e das entrevistas de Autoconfrontação, em conjunto com a abordagem teórica metodológica de Vigotski. A partir do resultado das análises, observamos que a Formação Continuada dentro da escola contribuiu para a coanálise do trabalho do professor, neste nível da Educação Básica, permitindo que as professoras refletissem sobre o seu trabalho, desenvolvendo o seu métier e seu poder de agir. Abstract: The present work aims to present a master's degree research that proposes continued training for Early Childhood Education and Elementary School I teachers; and analyze, through the self-confrontation method, what obstacles the teachers encountered during the application of the didactic sequences created by them. In the training, we presented the Saint-Hilaire/Lange National Park, reflecting on the importance of water springs and springs for the environment and all living beings. We dialogued with the theoretical concepts of Didactic Engineering and Didactic Sequence, Education, Language, Learning and ZPD, the Activity Clinic and Activity Ergonomics, which were also part of the analysis of the written reports produced after the didactic sequences and self-confrontation interviews, in conjunction with Vygotsky's theoretical methodological approach. From the results of the analyzes we observed that Continuing Training within the school contributed to the co-analysis of the teacher's work, at this level of Basic Education, allowing teachers to reflect on their work, developing their methodology and their power to act.
Collections
- Dissertações [105]