Para além das águas do Itiberê : patrimônio ambiental e paisagístico de Paranaguá
Resumo
Resumo: O presente trabalho se insere no campo da educação patrimonial. Para a abordagem neste campo de conhecimento elejo a autobiografia como um método possível para o desenvolvimento da pesquisa. Entendendo que o campo das experiências pode contribuir também para educação. Neste trabalho trago minha experiência de vida e faço um paralelo com o campo da educação e do patrimônio. A cidade e o rio Itiberê são elementos importantes que trago, pois trazem em seu cerne o conhecimento e a experiência. A cidade histórica é margeada por um rio que tem uma dinâmica urbana intensa desde os tempos mais remotos. E está presente na história e nas produções artísticas. Ora emoldurando uma obra de arte, ora sendo o principal elemento dela. Para o produto técnico educacional proposto, o estudo apresenta uma sequência didática fundamentada com a metodologia da proposta triangular de Anna Mae Barbosa. Os conteúdos abordados estão no currículo da educação básica do município de Paranaguá. E por fim, o planejamento do trabalho docente e a prática pedagógica com os alunos do terceiro ano da escola Municipal Luiz Vaz de Camões, em que atuo como professora, na qual propus uma "aula passeio". No primeiro momento em sala de aula, a historiografia da cidade onde compartilhamos imagens e informações e a navegação no Google Earth para conhecer o trajeto. No segundo momento em campo, a apreciação e fruição durante a aula passeio. Por fim, uma produção feita pelos alunos. Unindo os três momentos de maneira interdisciplinar, trabalhamos as disciplinas de Geografia, História e Arte. A proposta foi fazer o percurso caminhando, com visitações em três pontos importantes: a Igreja São Benedito, a matriz Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Abstract: This work is part of the field of heritage education. In order to approach this field of knowledge, I chose autobiography as a possible method for developing the research. I understand that the field of experiences can also contribute to education. In this work I bring my life experience and draw parallels with the field of education and heritage. The city and the Itiberê River are important elements that I bring to the table, as they are at the heart of knowledge and experience. The historic city is bordered by a river that has had an intense urban dynamic since ancient times. And it is present in history and in artistic productions. Sometimes it frames a work of art, sometimes it is its main element. For the proposed technical educational product, the study presents a didactic sequence based on Anna Mae Barbosa's triangular proposal methodology. The contents covered are in the basic education curriculum of the municipality of Paranaguá. And finally, the planning of the teaching work and the pedagogical practice with the third grade students of the Luiz Vaz de Camões Municipal School, where I work as a teacher, in which I proposed a "walking lesson". First, in the classroom, the historiography of the city, where we shared images and information and navigated Google Earth to get to know the route. Secondly, in the field, appreciation and enjoyment during the class walk. Finally, a production made by the students. Uniting the three moments in an interdisciplinary way, we worked with the subjects of Geography, History and Art. The proposal was to walk the route, visiting three important points: the São Benedito Church, the Nossa Senhora do Rosário parish church and the UFPR Museum of Archaeology and Ethnology.
Collections
- Dissertações [101]