Saúde em jogo : desenvolvimento e validação de instrumentos psicoeducativos sobre dermatite atópica
Resumo
Resumo: Introdução: A Dermatite Atópica (DA) é uma doença cutânea inflamatória, crônica e de etiologia multifatorial, que se manifesta clinicamente com prurido, lesões recorrentes do tipo eczema, xerose e liquenificação. Normalmente inicia na infância e acomete milhões de pessoas em todo o mundo. A falta de conhecimento sobre DA impacta na adesão ao tratamento e práticas de Educação em Saúde são uma alternativa para proporcionar orientações aos pacientes. Nos últimos anos foram desenvolvidos diversos instrumentos de Educação em Saúde para pacientes pediátricos, porém, poucos para crianças com DA. Objetivo: desenvolver e validar o conteúdo de instrumentos psicoeducativos sobre DA. Material e Métodos: Estudo de desenvolvimento e validação de conteúdo de instrumentos psicoeducativos sobre DA, denominado "Projeto Lupa: aprendendo de perto a Dermatite Atópica", contemplando o desenvolvimento e a validação de conteúdo de três instrumentos, entre eles: o livro "Oli e o Grande Desafio da Coceira" e os jogos "Dermatrilha" e "Caixinha Surpresa da Dermatite". O processo de desenvolvimento dos instrumentos foi composto por cinco etapas: a) planejamento dos instrumentos; b) desenvolvimento dos instrumentos; c) desenvolvimento dos Questionários de Validação de Conteúdo; d) avaliação do Comitê de Especialistas e e) pré-Teste com o Público-alvo. Resultados: O Grupo Comitê de Especialistas foi composto por 20 profissionais: cinco médicos especialistas em dermatologia pediátrica/dermatologia; 5 psicólogos especialistas em psicologia hospitalar; 5 designers com experiência em ilustração; 5 educadores com experiência em educação infantil, todos com tempo mínimo de 5 anos de experiência nas respectivas áreas. O Grupo Público-alvo foi composto por 25 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 12 anos que preencheram os critérios clínicos de DA conforme a classificação de Hanifin e Rajka, que estavam em acompanhamento médico no Serviço de Dermatologia Pediátrica do CHC-UFPR e seus pais. Obteve-se Índice de Validade de Conteúdo Geral superior a 0,80 em todos os instrumentos: no livro de 0,94 na avaliação pelo Comitê de Especialistas, de 0,95 na avaliação pelo Públicoalvo (crianças) e de 1,00 na avaliação pelo Público-Alvo (pais). Entre os jogos, o Índice de Validade de Conteúdo Geral foi de 0,95 entre os membros do Comitê de Especialistas e de 0,92 entre o Público-Alvo. Conclusão: o presente estudo demonstrou a evidências de Validade de Conteúdo dos instrumentos do "Projeto Lupa: aprendendo de perto a Dermatite Atópica". Abstract: Introduction: Atopic Dermatitis (AD) is an inflammatory, chronic skin disease with multifactorial etiology, which clinically manifests with itching, recurrent eczema-like lesions, xerosis and lichenification. It usually starts in childhood and affects millions of people around the world. The lack of knowledge about AD impacts treatment adherence and Health Education practices are an alternative to providing guidance to patients. In recent years, several Health Education instruments have been developed for pediatric patients, however, few for children with AD. Objective: to develop and validate the content of psychoeducational instruments about AD. Material and Methods: development and validation study of psychoeducational instruments about AD, called "Project Magnifier: learning up close about Atopic Dermatitis", contemplating the development and content validation of three instruments, including: the book "Oli and the Great Itch Challenge" and the Health Games "Dermatrail" and "Dermatitis Surprise Box". The instrument development process consisted of five stages: a) instrument planning; b) development of instruments; c) development of Content Validation Questionnaires; d) evaluation by the Expert Committee and e) pre- Test with the Target Audience. Results: The Expert Committee Group was composed of 20 professionals: 5 doctors specialized in pediatric dermatology; 5 psychologists specialized in hospital psychology; 5 designers with experience in illustration; 5 educators with experience in early childhood education, with at least 5 years of experience in the area. The Target Audience Group was composed of 25 children and adolescents aged between 5 and 12 years who met the clinical criteria for AD according to the Hanifin and Rajka classification, who participated in medical follow-up at the Pediatric Dermatology Service of the CHC-UFPR and their parents. A General Content Validity Index greater than 0.80 was obtained in all instruments. In the book of 0.94 in the evaluation by the Expert Committee, 0.95 in the evaluation by the Target Audience (children) and 1.00 in the evaluation by the Target Audience (parents). Across games, the Overall Content Validity Index was 0.93 among Expert Committee members and 0.92 among the Target Audience. Conclusion: the present study demonstrated evidence of Content Validity of the instruments of the "Lupa Project: learning Atopic Dermatitis up close".
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- Teses [79]