Relação entre meio ambiente e horta na educação infantil
Resumo
Resumo: Intitulada Relação entre meio ambiente e horta na Educação Infantil, esta dissertação foi feita por meio de pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação participante, que se caracteriza pelo desenvolvimento de um trabalho de pesquisa coletivo, a partir da relação entre pesquisador/a e alunos/as participantes do estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Anita Miro Vernalha, localizada em Pontal do Paraná/PR, com o objetivo de analisar a vivência de crianças de cinco e seis anos acerca da relação entre meio ambiente e horta escolar na Educação Infantil. Alinhado a uma abordagem dinâmica, com a utilização das técnicas da metodologia da problematização, o estudo envolveu a coleta de dados por meio de aproximação com os participantes selecionados, cuidados teóricos e metodológicos, e realização de atividades práticas na construção da horta. Os dados foram analisados a partir do método da análise temática em torno dos temas ‘alimentação saudável’, ‘coletividade’, ‘família’ e ‘meio ambiente’, expressos nos desenhos das crianças. Foram exploradas práticas interdisciplinares, proporcionando autonomia, conhecimento e reflexão. As crianças compreenderam a importância da horta e cuidados necessários para a sua manutenção, bem como compreenderam que o trabalho coletivo, a alimentação saudável, os laços familiares e a preservação do meio ambiente se relacionam entre si e são essenciais para sua formação integral. Além disso, elas desenvolveram habilidades específicas e estabeleceram uma relação direta com a natureza, fortalecendo a socialização e mudando hábitos relacionados à alimentação saudável Abstract: Entitled Relationship between environment and vegetable Garden in Early Childhood Education, this dissertation was carried out through qualitative research of the participatory action research type, which is characterized by the development of collective research work, based on the relationship between researcher and studants study participants. The research was carried out at the Teacher Anita Miró Vernalha Municipal School, located in Pontal do Paraná/PR, with the objective of analyzing the experiences of five and six year old children regarding the relationship between the environment and school gardens in Early Childhood Education. In line with a dynamic approach, using problematization methodology techniques, the study involved data collection through contact with the selected participants, theoretical and methodological care, and carrying out practical activities in the construction of the Garden. The data were analyzed using the thematic analysis method around the themes ‘healthy eating’, ‘collection’, ‘family’,and ‘environment’, expressed in the children’s drawings. Interdisciplinary prectices were explored, providing autonomy, knowledge and reflection. The children understood the importance of the gardem and care necessary for its maintenance, as well as understanding that collective work, healthy eating, family ties and the preservation of the environment are related to each other and are essential for their integral education. Furthermore, they developed specific skills and established a direct relationship and changing habits related to healthy eating.
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