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dc.contributor.advisorCardim, Leandro Neves, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorKosinski, Alba de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-06T18:31:16Z
dc.date.available2024-05-06T18:31:16Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87838
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardimpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 21/09/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A questão da presente tese se refere à dialética entre arqueologia e teleologia, proposta por Ricoeur no último capítulo do livro Da Interpretação: um Ensaio sobre Freud de 1965, tendo como horizonte as teorias psicanalíticas, uma vez que Ricoeur utilizou os conceitos operatórios freudianos de sobredeterminação, enquanto arqueologia, e de sublimação, enquanto teleologia. Abordaremos as obras de Ricoeur de forma cronológica a partir da Filosofia da Vontade, pois entendemos que essa metodologia auxiliará no entendimento da referida dialética e da hermenêutica de si, a partir da ideia de uma matriz ética no pensamento ricoeuriano. A proposta de Ricoeur, quanto a essa dialética entre arqueologia/teleologia, pode ser pensada como uma intensificação da sua hermenêutica de si. Na sua trajetória filosófica, Ricoeur se deparou com um problema epistemológico, já que a Filosofia da Vontade de 1950 – composta pelos livros O Voluntário e o Involuntário (1950), O Homem Falível (1960) e A Simbólica do Mal (1960) – foi concebida a partir da fenomenologia. Foi a obra A Simbólica do Mal, de 1960, que o levou à virada hermenêutica, como mudança de método para a abordagem das questões que foram se abrindo à sua frente, principalmente sobre a interpretação dos símbolos. Consequentemente, ele propôs o enxerto da hermenêutica na fenomenologia para que fosse possível abrir espaço para a interpretação. Ricoeur considerou a obra Da Interpretação: um Ensaio sobre Freud como um desvio por ter esbarrado em questões que precisavam de soluções para além da fenomenologia e das hermenêuticas existentes. As questões da interpretação dos símbolos, que surgiram na A Simbólica do Mal, demandaram uma hermenêutica diferenciada, intensificada, que nosso filósofo encontrou no método psicanalítico, como ele mesmo afirma na obra Da Interpretação: um Ensaio sobre Freud. Ricoeur propõe psicanálise como uma hermenêutica para intensificar a hermenêutica. Essa intensificação acontecerá pela dialética entre arqueologia e teleologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The issue of this thesis refers to the dialectic between archeology and teleology, proposed by Paul Ricoeur in the last chapter of the book Freud and Philosophy: An Essay on Interpretation, 1965, having psychoanalytic theories as a horizon, since Ricoeur used the Freudian operative concepts of overdetermination, as archeology, and sublimation as teleology. We will approach Ricoeur's works chronologically from the Philosophy of the Will, as we understand that this methodology will help in understanding the dialectic as mentioned earlier and the hermeneutics of the self, based on the idea of an ethical matrix in Ricoeur's thought. Ricoeur's proposal, regarding this dialectic between archeology/teleology, can be considered an intensification of his hermeneutics of the self. In his philosophical trajectory, Ricoeur faced an epistemological problem since the Philosophy of the Will, 1950, composed of the books Freedom and Nature: The Voluntary and the Involuntary (1950), Fallible Man (1960) and The Symbolism of Evil (1960), was conceived from its phenomenology. It was the 1960 work The Symbolism of Evil that led him to the hermeneutic turn, as a change in method for approaching the questions that were opening up in front of him, mainly about the interpretation of symbols. Consequently, he proposed the excerpt of hermeneutics onto phenomenology so that it would be possible to make room for interpretation. Ricoeur considered the work Freud and Philosophy: An Essay on Interpretation as a deviation for having bumped into issues that needed solutions beyond phenomenology and existing hermeneutics. The questions of the interpretation of symbols that arose in The Symbolism of Evil, demanded a differentiated, intensified hermeneutics, which our philosopher found in the psychoanalytic method, as he himself states in the work Freud and Philosophy: An Essay on Interpretation. Ricoeur proposes psychoanalysis as a hermeneutics to intensify hermeneutics. This intensification will happen through the dialectic between archeology and teleology.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectRicouer, Paul, 1913-2005pt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectDialeticapt_BR
dc.titlePaul Ricouer leitor de Freud : a dialética entre arqueologia e teleologia como intensificação da hermenêutica ricoeurianapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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