Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaminski, Rosane, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorFranqueto, Vinícius Josépt_BR
dc.date.accessioned2024-05-03T14:35:16Z
dc.date.available2024-05-03T14:35:16Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87783
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosane Kaminskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 20/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O filme O Grande Momento (1958), dirigido por Roberto Santos e produzido por Nelson Pereira dos Santos, foi realizado entre os anos de 1956 e 1958. O longa-metragem realizado de forma independente apresenta uma ficção com tempo narrativo no presente e tematizado pelo cotidiano de moradores do bairro operário do Brás, na cidade de São Paulo. A obra é considerada por historiadores e críticos de cinema como um filme fundamental do cinema brasileiro, pois privilegiou, em primeiro plano da narrativa, um grupo social que não tinha espaço naquele contexto. A presente pesquisa visa a investigar a representação das questões financeiras, das relações pessoais e da crônica de bairro e como esses elementos dialogaram com outras expressões culturais do seu contexto, sendo elas: o cinema neorrealista italiano, o teatro político brasileiro, a fotografia e outros filmes realistas contemporâneos ao O Grande Momento. Para isso, foram analisadas sequências do filme, documentos produzidos durante as filmagens do longa, entrevistas, recortes de matérias de jornal e críticas cinematográficas. Estas foram comparadas a filmes nacionais e internacionais da mesma época, fotografias e produções teatrais aos quais a narrativa fílmica fez referência, com o objetivo de entender como as ideias de um conteúdo nacional foram manejados durante o seu momento de produção no cinema brasileiro. Foi concluído que a representação da vida cotidiana dos moradores do bairro operário do Brás foi configurada pela convergência entre os diálogos presentes no cenário cinematográfico nacional da década de 1950, aliado as interações entre os agentes culturais da época e a leitura de Roberto Santos do meio em que estava inserido, na representação evidenciada no filme por meio da trajetória pessoal e profissional do cineasta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The film "O Grande Momento" (1958), directed by Roberto Santos and produced by Nelson Pereira dos Santos, was carried out between 1956 and 1958. This independent featurelength presents fiction with a narrative set in the present and themed around residents' daily lives in the working-class neighborhood of Brás in the city of São Paulo. Historians and film critics consider the work as a fundamental piece of Brazilian cinema because it forefronted a social group that lacked that context. The present research aims to investigate the portrayal of financial issues, personal relationships, and neighborhood chronicles and how these elements dialogued with other cultural expressions of its context, namely: Italian neorealistic cinema, Brazilian political theater, photography, and other realistic films contemporary to "O Grande Momento." To achieve this, sequences from the film, documents produced during its filming, interviews, newspaper clippings, and film reviews were analyzed. These were compared to national and international films from the same period, photographs, and theatrical productions to which the film narrative referred, with the aim of understanding how the ideas of a national content were handled during its production in Brazilian cinema. It was concluded that the representation of the daily life of residents in the working-class neighborhood of Brás was shaped by the convergence of dialogues present in the national cinematic scene of the 1950s, combined with interactions amongst cultural agents of the time and Roberto Santos's interpretation of the environment in which he was immersed, as the representation evidenced in the film through the filmmaker's personal and professional trajectory.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSantos, Roberto, 1928-1987pt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectCinema independentept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.title"E depois das bicicletas, o que vocês vão vender?" : uma análise fílmico-histórica da obra O Grande Momento (Roberto Santos, 1958)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples