Emoções e eleições : os estímulos emocionais na comunicação eleitoral televisiva de Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022
Resumo
Resumo: As correlações entre emoções e eleições sustentam o tema desta tese, que questiona, na posição de problema de pesquisa: "como as veiculações televisivas, na comunicação eleitoral de Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recorreram a estímulos emocionais durante o primeiro turno da eleição presidencial de 2022?" Dessa forma, em um esforço teórico inicial, este estudo resgata as publicações de Panke (2011, 2020), Salgado (2012) e Strömbäck (2007) para situar a profissionalização nas campanhas pós-modernas (NORRIS, 2000) e propor, no conceito intitulado "planejamento de comunicação integrada em campanhas eleitorais", a sistematização de uma estrutura gráfica e teórica que conecta as plataformas comunicacionais. Em seguida, retomando publicações que mensuraram estímulos emocionais (BRADER, 2006; MARCUS, 2003; LAVAREDA, 2009, 2011), evidencia processos de categorização emocional em pesquisas precursoras e estrutura seu percurso metodológico enquadrando, na técnica de análise de conteúdo (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021), o corpus deste estudo, constituído pela totalidade das veiculações no HGPE TV dos candidatos e seus respectivos spots televisivos disponíveis. A categorização proposta, inspirada na abordagem de Brader (2006) e alinhada às conceituações de Aristóteles (2000), engloba cinco categorias: entusiasmo, ansiedade, raiva, orgulho e compaixão. Assim, estabelecem-se duas etapas de investigação, sendo a primeira quantitativa, com foco na categorização por códigos na comunicação eleitoral (PANKE, 2021), e a segunda qualitativa, identificando contextos e narrativas em que as emoções foram incitadas. Definida a estrutura, os resultados da primeira fase revelaram que: Jair Messias Bolsonaro (PL) estimulou orgulho (42%), entusiasmo (35,5%), ansiedade (19,7%), raiva (3,7%) e compaixão (0,9%); e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, incitou entusiasmo (48,5%), ansiedade (22,6%), orgulho (19,9%), raiva (6,7%) e compaixão (2,2%). Complementarmente, a segunda etapa expandiu os percentuais, mapeando quinze narrativas políticas. Diante disso, esta tese responde ao seu problema de pesquisa, elucidando, como inferências conectadas, que: a) ambas as campanhas estimularam ansiedade ao projetar cenários futuros preocupantes em caso de derrota, sendo que o petista, adicionalmente, recorreu à emoção para angustiar diante do atual cenário no Brasil; b) a raiva foi estimulada, pelas duas campanhas, com o propósito de validar incitações à ansiedade, desqualificando o oponente. Ainda, no caso do petista, certificou o atual momento ruim no país; c) as evocações à compaixão promoveram encadeamento de narrativas. Enquanto o petista posicionou a emoção como conexão entre ansiedade e orgulho, resgatando que no "tempo do Lula" não existia o sofrimento de terceiros, o liberal encadeou, com a emoção, orgulho e entusiasmo, aferindo que o bom momento do país também beneficia a terceiros; d) as campanhas incitaram orgulho para evidenciar a trajetória inspiradora dos postulantes e as realizações conquistadas em seus mandatos; e e) ambas as campanhas estimularam entusiasmo tanto diante dos atributos pessoais dos postulantes, quanto pelo futuro a ser vivenciado após a vitória no pleito. Contudo, o liberal evocou entusiasmo pela continuidade da situação atual, e o petista pela mudança. Isso posto, por fim, confirma-se que os resultados alcançados contribuem para a compreensão da complexa relação entre emoções e eleições, sintetizando uma estrutura metodológica com potencial de replicabilidade. Abstract: The correlations between emotions and elections underpin the theme of this thesis, which poses, as a research problem: "how did the televised communications in the electoral campaigns of Jair Messias Bolsonaro (PL) and Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resort to emotional appeals during the first round of the 2022 presidential election?" Thus, in an initial theoretical effort, this study refers to the works of Panke (2011, 2020), Salgado (2012), and Strömbäck (2007) to provide context for the professionalization in postmodern campaigns (NORRIS, 2000) and proposes, in the concept titled "integrated communication planning in electoral campaigns", the systematization of a graphic and theoretical structure that connects communicational platforms. Subsequently, revisiting publications that measured emotions in elections (BRADER, 2006; MARCUS, 2003; LAVAREDA, 2009), it highlights processes of emotional categorization in precursor research and structures its methodological path by framing, in the content analysis technique (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021), the corpus of this study, constituted by the totality of broadcasts on HGPE TV of the candidates and their respective available television spots. The proposed categorization, inspired by Brader's (2006) theoretical approach and aligned with Aristotelian (2000) concepts, encompasses five categories: enthusiasm, anxiety, anger, pride, and compassion. Thus, two stages of investigation are established, the first being quantitative, concentrating on categorization by codes in electoral communication (PANKE, 2021), and the second being qualitative, identifying contexts and narratives in which emotions were appealed. The results of the first phase reveal that Jair Messias Bolsonaro (PL) appealed to pride (42%), enthusiasm (35.5%), anxiety (19.7%), anger (3.7%), and compassion (0.9%), while Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incited enthusiasm (48.5%), anxiety (22.6%), pride (19.9%), anger (6.7%), and compassion (2.2%). Additionally, the second stage of analysis expanded the percentages, identifying fifteen distinct policy narratives. In conclusion, this investigation addresses the research problem, elucidating the main connected inferences that: a) both campaigns appealed to anxiety in shaping a troubling future in case of defeat, with the PT candidate additionally resorting to emotion to distress in the current national scenario; b) anger was invoked by both campaigns with the purpose of validating incitements to anxiety, discrediting the opponent. Moreover, in the case of the PT candidate, it certified the current unfavorable situation in the country; c) appeals to compassion promoted the chaining of narratives. While the PT candidate positioned the emotion as a connection between anxiety and pride, reminding that "back in Lula's days" there was no suffering for others, the liberal candidate linked, with the emotion, pride and enthusiasm, asserting that the country's good moment also benefits others; d) the campaigns appealed to pride to emphasize the inspiring trajectory of the candidates and the achievements obtained in their political terms; and e) both campaigns appealed to enthusiasm both regarding the personal attributes of the candidates and for the future to be experienced after the electoral victory. However, the liberal candidate appealed to enthusiasm for continuity, while the PT candidate for change. Ultimately, these findings validate their role in elucidating the connection between emotions and elections, synthesizing a replicable methodology.
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