Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorochovski, Marisete Teresinha Hoffmann, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.creatorFranzin, Karla Fassiopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-17T12:09:02Z
dc.date.available2024-04-17T12:09:02Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87537
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 04/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo central o estudo das políticas de criação e expansão das escolas públicas militarizadas no Brasil, num contexto de avanço do conservadorismo neoliberal dentro da política, cultura, educação e economia. Para tanto, tomou-se como referência os documentos do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e sua implementação no estado do Paraná, somando a bibliografia teórica e a análise documental dos arquivos da BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Teoricamente, a pesquisa se ancorou dentro do quadro conceitual sobre controle social em um contexto mais amplo de militarização da ordem social brasileira e a partir da história de processos de continuidade e ruptura das Forças Armadas enquanto instituição que controla as "classes perigosas". A atualidade do tema acarretou o desenvolvimento do trabalho aqui proposto e desenvolvido, desafios com relação ao acompanhamento das questões que envolveram a implementação e estruturação das escolas cívico-militares e suas mudanças desde o fim do governo Bolsonaro. E, dessa forma, demonstra também a importância da temática para a área da Sociologia e da Educação como um todo, o caso paranaense é apenas uma amostra dentro de uma complexa rede de construção tanto ideológica quanto política da educação básica e pública. O trabalho desenvolvido não pretendeu esgotar o debate ou trazer conclusões definitivas, haja vista que se trata de uma política pública recente, ainda havendo muito a ser discutido. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão dos diferentes aspectos das escolas cívico-militares e as formas de controle social exercidos por elas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents the results of the master's thesis developed in the Sociology program. Its central objective was to study the policies for the creation and expansion of militarized public schools in Brazil. Object that has as its backdrop the advance of neoliberal conservatism within the country's politics, culture, education and economy. Thus, the specific objective consists of mapping and analyzing the processes of militarization of public schools in a specific way, focused on the case of the state of Paraná. Adding the theoretical bibliography and documentary analysis of the BNCC (Common National Curricular Base) archives. Bringing the analysis to the policy of militarization of civic-military schools proposed by the government of Jair Bolsonaro to state networks. Theoretically, these relationships will be considered within the conceptual framework of social control in a broader context of militarization of the Brazilian social order and based on the history of processes of continuity and rupture of the Armed Forces as an institution that controls the "dangerous classes". The topicality of the topic has led to the development of the work proposed and developed here, challenges in relation to monitoring the issues that involved the implementation and structuring of civic military schools and their changes since the end of the Bolsonaro government. And in this way, it also demonstrates the importance of the theme for the area of Sociology and Education as a whole, the case of Paraná is just a sample within a complex network of both ideological and political construction of basic and public education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectEscolas publicas - Paranápt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional das Escolas Cívico-Militares (Brasil)pt_BR
dc.titlePECIM : um olhar sociológico sobre as escolas cívico-militares no Paraná (2018-2022)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples