A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
Resumo
Resumo: A Educação Ambiental precisa ser uma realidade no ambiente escolar, independente da faixa etária dos estudantes. No território brasileiro há uma diversidade de publicações legais que asseguram esse direito. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo promover o ensino-aprendizagem de Educação Ambiental – valorizando a importância da água - na educação infantil e anos iniciais. Por se tratar de crianças pequenas, utilizou-se de literatura infantil, tendo-se como base a pesquisa qualitativa e participante. Para sua efetivação utilizou-se de sequências didáticas estruturadas que contemplaram a contação de história, a experimentação científica, a reescrita literária e a releitura do novo texto, no qual os estudantes são coautores e protagonistas. Para a apuração dos resultados, por se tratar de crianças pequenas, utilizou-se a BNCC – Base Nacional Comum Curricular - com seus campos de experiências e direitos de aprendizagem. Também, sob o olhar da teoria sócio-histórico-cultural (TSHS) de Lev Semenovich Vigotsky, busca analisar o antes e depois no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual das crianças. A interação das crianças com a literatura, considerando as suas vivências, pretende trazer a aprendizagem e melhor relacionamento com a natureza. Para a efetivação da ampliação dos saberes das crianças, utiliza-se também da apresentação de materiais direcionados aos conhecimentos abordados. As referidas ações trazem como produto duas novas literaturas infantis, frutos de escrita coletiva, tendo a pesquisadora como escriba, conforme os objetivos aqui traçados. Abstract: Environmental Education needs to be a reality in the school environment, regardless of the age group of the students. In Brazilian territory there is a diversity of legal publications that ensure this right. This research project aims to promote the teaching-learning of Environmental Education – valuing the importance of water – in early childhood education and early years. As they were young children, children's literature was used, based on qualitative and participatory research. To carry it out, structured didactic sequences were used that included storytelling, scientific experimentation, literary rewriting and re-reading of the new text, in which students are co-authors and protagonists. To determine the results, as they were young children, the BNCC – National Common Curricular Base – was used with its fields of experience and learning rights. Also, from the perspective of Lev Semenovich Vigotsky's socio-historical-cultural theory (TSHS), it seeks to analyze the before and after with regard to children's intellectual development. Children's interaction with literature, considering their experiences, aims to bring about learning and a better relationship with nature. To effectively expand children's knowledge, the presentation of materials aimed at the knowledge covered is also used. These actions bring as a product two new children's literature, the fruits of collective writing, with the researcher as scribe, in accordance with the objectives outlined here.
Collections
- Dissertações [101]