Docência compartilhada em formato remoto : um olhar para o trabalho docente com educação ambiental
Resumo
Resumo: Neste estudo, enfocamos a prática docente no contexto da utilização da docência compartilhada, pautada na perspectiva interdisciplinar, durante o cenário de pandemia da Covid-19. Essa estratégia foi adotada como meio para abordar a Educação Ambiental no formato remoto, considerando a suspensão das atividades presenciais. A pesquisa objetivou explorar e debater a prática da docência compartilhada na educação básica, sendo conduzida por meio de uma abordagem pesquisa participante. O desenvolvimento da pesquisa teve origem na implementação da docência compartilhada por professores da educação básica no ensino remoto, no município de Matinhos, contemplando duas turmas de diferentes instituições de ensino. Os docentes realizaram observação conjunta das gravações das aulas, e suas intervenções foram analisadas durante a reflexão sobre a prática docente. Os gestos do professor durante o ensino remoto com docência compartilhada em Educação Ambiental foram discutidos, assim como examinado os espaços de debate sobre as experiências interdisciplinares nesse contexto. Buscamos compreender como a discrepância entre o prescrito e o realizado influencia os processos de reelaboração das atividades individuais e coletivas. Como conclusão, destaca-se que a discussão sobre a relação entre o prescrito e o realizado demanda uma abordagem de reorganização individual e coletiva do trabalho onde emerge o desenvolvimento da atividade, sendo fonte de energia da criatividade. Este estudo enfatiza a docência compartilhada como uma dimensão desenvolvimental do trabalho docente, especialmente em períodos desafiadores, proporcionando a criatividade da atividade essencial para o aprimoramento das práticas educacionais. Abstract: In this study, we focus on teaching practices in the context of shared teaching, guided by an interdisciplinary perspective, during the Covid-19 pandemic. This strategy was adopted as a means to address Environmental Education in the remote format, considering the suspension of in-person activities. The research aimed to explore and discuss the practice of shared teaching in basic education, conducted through a participatory research approach. The research originated from the implementation of shared teaching by basic education teachers in remote learning in the city of Matinhos, involving two classes from different educational institutions. Teachers jointly observed recordings of classes, and their interventions were analyzed during the reflection on teaching practice. The teacher's actions during remote teaching with shared teaching in Environmental Education were discussed, as well as the spaces for debating interdisciplinary experiences in this context. We sought to understand how the discrepancy between what is prescribed and what is implemented influences the processes of reworking individual and collective activities. In conclusion, it is highlighted that the discussion about the relationship between the prescribed and the implemented requires an approach of individual and collective reorganization of work, where the development of activity emerges as a source of energy for creativity. This study emphasizes shared teaching as a developmental dimension of teaching work, especially in challenging periods, providing the creativity essential for improving educational practices.
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