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    A importância do raciocínio geográfico para a leitura do meio ambiente : metodologias de ensino de geografia e a análise do trabalho do professor do ensino fundamental II pela clínica da atividade

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    R - D - MARCIA APARECIDA LABRES DE OLIVEIRA.pdf (3.436Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Labres de Oliveira, Márcia Aparecida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades dos professores de Geografia, quanto às metodologias de ensino para o desenvolvimento das habilidades de pensamento espacial e raciocínio geográfico. Para iniciar a investigação, foi escolhida a observação das aulas de um grupo de professores de Geografia, do Ensino Fundamental, organizadas no formato de sequência didática sobre a temática água. A elaboração dessa sequência aconteceu por meio de encontros formativos, nos quais foram discutidos textos sobre os referenciais teóricos da sequência didática e do raciocínio geográfico. Ao longo do processo de formação proposto, além das discussões, foram incluídas a elaboração de sequências didáticas, sua aplicação e gravação das aulas em sala. Posteriormente, essas aulas gravadas foram analisadas pela pesquisadora e os professores participantes por meio da metodologia da Clínica da Atividade, desenvolvida por Yves Clot, com as entrevistas de autoconfrontação, na qual é feita a coanálise das aulas. Na etapa seguinte, foram analisados os diálogos transcritos das autoconfrontações, nessas transcrições foi possível identificar os seguintes pontos: os impedimentos ou obstáculos existentes no trabalho dos professores, a aplicação da sequência didática elaborada e a presença dos conceitos e princípios do pensamento espacial, raciocínio geográfico e meio ambiente. Os resultados alcançados comprovam a importância da organização e planejamento das aulas e das sequências didáticas pelos professores, para superarem os obstáculos existentes de maneira efetiva. A Clínica da Atividade, nesta pesquisa, torna-se importante metodologia de coanálise do trabalho do professor, de todos os componentes curriculares, na perspectiva da ampliação de seu poder de agir docente, diante das inúmeras situações que envolvem o seu trabalho.
     
    Abstract: The aim of this research was to investigate the difficulties faced by Geography teachers regarding teaching methodologies for developing spatial thinking, and geographic reasoning skills. Initially, we observed the classes of a group of elementary school Geography teachers. The classes were organized in a didactic sequence, with ‘water’ as the main topic. The planning of this sequence occurred during training meetings, where theoretical references were discussed. In addition to the discussions, the teachers elaborated other didactic sequences. These were then implemented in the classrooms, with a recording of the activities. After that, the recorded classes were analyzed by the researcher and the participating teachers. The analysis was conducted using the Clinical Activity methodology, and the self-confrontation interviews (in which the classes are co-analyzed). In the next stage, the transcribed dialogues of the self-confrontations were analyzed, and some key aspects were identified: the impediments or obstacles existing in the teachers' work; the application of the elaborate didactic sequence, and the presence of the concepts and principles of spatial thinking; geographic reasoning and environment. The results prove the importance of organizing and planning classes, with the use of didactic sequences, to overcome existing obstacles effectively. The study also highlights the importance of the Clinical Activity, as a powerful tool for co-analyzing the teacher's work, and all curricular components. This approach also expands their power to act as teachers, throughout the countless situations that involve their work.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87487
    Collections
    • Dissertações [131]

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