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    Circuitos curtos de comercialização "cestas agroecológicas", Matinhos-PR : o processo colaborativo durante e pós pandemia

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    R - D - GEISIANE CALDEIRA.pdf (2.038Mb)
    Date
    2024
    Author
    Caldeira, Geisiane
    Metadata
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    Abstract
    Resumo: Este trabalho parte da questão do papel do cidadão na transformação dos sistemas alimentares via suas escolhas alimentares, ou seja, os impactos nos agroecossistema, perda da biodiversidade, contaminação das águas, mudanças climáticas e inclusive as desigualdades sociais. A pesquisa baseia-se no projeto de um circuito curto de comercialização iniciado durante a pandemia no município de Matinhos-PR. Este projeto desenvolveu certos princípios de ação e experimentam alternativas para garantir sua viabilidade e desempenho. Contudo, qual é o efeito transformador destas iniciativas? As interações entre os compradores são capazes de construir novos sentidos de compreensão, de modo a permitir que eles se tornem coprodutores do circuito curto de comercialização dos alimentos que consomem? Por meio de uma observação participante que dialoga com as metodologias participativas de pesquisa, procurou-se investigar as características do processo colaborativo desenvolvidas pelos compradores na criação do ambiente deste circuito. O início dos trabalhos acompanhou a evolução da pandemia e as oscilações e dificuldades presentes nos circuitos curtos de venda direta. Identificou-se que no início da pandemia os compradores apresentaram uma participação ativa na construção do circuito de Cestas Agroecológicas de Matinhos, porém com a abertura dos comércios após a pandemia os compradores trouxeram outros obstáculos como a disponibilidade de tempo para animar o circuito o que afetou a auto-organização do grupo. Consideramos que a mobilização durante a pandemia promoveu um signo de engajamento, no entanto, as interações entre os compradores pós pandemia diminuíram a relação dos compradores com o circuito. Este trabalho permitiu conjecturar que as condições organizacionais disponíveis e os meios estabelecidos neste grupo incluem no potencial para desenvolvimento dos processos colaborativos, e repertoriaram algumas características de coprodução para auxiliar no desenvolvimento dos objetivos iniciais do projeto.
     
    Abstract: This work starts from the question of the role of citizens in transforming food systems through their food choices, that is, the impacts on the agroecosystem, loss of biodiversity, water contamination, climate change and even social inequalities. The research is based on the project of a short marketing circuit initiated during the pandemic in the municipality of Matinhos-PR. This project has developed certain principles of action and experimented with alternatives to ensure its viability and performance. However, what is the transformative effect of these initiatives? Are interactions between buyers capable of building new senses of understanding, in order to allow them to become co-producers in the short circuit of marketing the food they consume? Through participant observation that dialogues with participatory research methodologies, we sought to investigate the characteristics of the collaborative process developed by buyers in creating the environment of this circuit. The start of work followed the evolution of the pandemic and the fluctuations and difficulties present in short direct sales circuits. It was identified that at the beginning of the pandemic, buyers actively participated in the construction of the Matinhos Agroecological Baskets circuit, however, with the opening of stores after the pandemic, buyers brought other obstacles such as the availability of time to liven up the circuit, which affected the selforganization of the group. We consider that the mobilization during the pandemic promoted a sign of engagement, however, interactions between buyers after the pandemic reduced the relationship between buyers and the circuit. This work allowed us to conjecture that the available organizational conditions and the means established in this group include the potential for developing collaborative processes, and outlined some characteristics of co-production to assist in the development of the project's initial objectives.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87475
    Collections
    • Dissertações [126]

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