A inclusão de pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho do turismo
Resumo
Resumo: Pessoas LGBTI+ de nossa sociedade sofrem com discriminação e preconceito. A marginalização dessa população que não se encaixa nos padrões heterosexuais e cisgêneros ocorre por diversas formas, sendo uma delas relacionada ao direito fundamental do acesso ao trabalho. A inclusão destas pessoas no mercado de trabalho é objeto de estudo em diferentes campos de pesquisa, contudo no turismo ainda existe uma lacuna. Algumas empresas de turismo se apresentam como apoiadoras da comunidade LGBTI+, mas ainda não é possível entender se este apoio é apenas por questões econômicas, por verem como um nicho de mercado ou, se existe inclusão destas pessoas como funcionários. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar políticas de inclusão de empresas. Para alcançar este objetivo foi feito um levantamento de empresas que se apresentam como apoiadoras de pessoas LGBTI+ e são associadas à Câmara de Comércio e Turismo LGBT. Após isso foram caracterizadas ações e políticas de empresas para a inclusão de pessoas LGBTI+, foi utilizada a Carta com 10 compromissos do Fórum LGBTI+. Após isso buscou-se por pessoas LGBTI+ que trabalham nas empresas associadas à Câmara LGBT para uma entrevista com 14 perguntas. Foram realizadas 3 entrevistas que posteriormente foram transcritas e analisadas no software IRAMUTEQ. Em seguida estas análises foram comparadas com as políticas de inclusão. Como resultado foi obtido que as empresas possuem algumas ações de inclusão como grupos de afinidade e canais de denúncia estruturados que possibilitam maior inclusão de pessoas LGBTI+. Contudo ainda existem muitas outras políticas ainda não aplicadas em especial para pessoas transgêneros. Abstract: LGBTI+ individuals in our society face discrimination and prejudice. The marginalization of this population, which doesn't conform to heterosexual and cisgender standards, occurs in various ways, with one of them being related to the fundamental right of access to work. The inclusion of these individuals in the job market is the subject of study in different research fields; however, in the tourism sector, there is still a gap. Some tourism companies present themselves as supporters of the LGBTI+ community, but it is not yet possible to determine whether this support is solely driven by economic reasons, viewing it as a niche market, or if there is genuine inclusion of these individuals as employees. Thus, the aim of this research is to analyze companies' inclusion policies. To achieve this goal, a survey was conducted of companies presenting themselves as advocates for LGBTI+ individuals and are associated with the LGBT Chamber of Commerce and Tourism. Subsequently, the actions and policies of these companies for the inclusion of LGBTI+ individuals were characterized, using the Charter with 10 commitments from the LGBTI+ Forum. Following that, LGBTI+ individuals working in companies associated with the LGBT Chamber were sought for an interview consisting of 14 questions. Three interviews were conducted, subsequently transcribed and analyzed using IRAMUTEQ software. The analyses were then compared with the inclusion policies. As a result, it was found that companies implement some inclusion actions, such as affinity groups and structured reporting channels, enabling greater inclusion of LGBTI+ individuals. However, there are still many other policies that have not been implemented, especially for transgender individuals.
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