As práticas de colaboração científica das docentes dos cursos de pós-graduação em direito das universidades federais do sul do Brasil
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Data
2023Autor
Rezende, Patrícia Souza Santos de
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Resumo: A colaboração científica é uma atividade crucial para a comunicação da ciência, promovendo a aproximação entre pesquisadores, instituições e países com objetivos científico similares. Objetiva caracterizar as práticas de colaboração científica entre as docentes dos cursos de pós-graduação em Direito das Universidades Federais do Sul do Brasil. Procura responder à seguinte problematização: como se caracterizam as práticas de colaboração científica entre as docentes dos programas de pós-graduação (stricto sensu) em Direito das Universidades Federais do Sul do Brasil? Para atender a este propósito, foram estabelecidos objetivos específicos, a saber: reconhecer as práticas de colaboração científica por meio da revisão da literatura; contextualizar a configuração do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Direito das Universidades Federais do Sul do Brasil; identificar as práticas de colaboração científica por meio de coautoria das docentes; descrever a percepção das docentes estudadas nesta pesquisa sobre as práticas e colaboração científica. Esta pesquisa assume uma abordagem fenomenológica descritiva, que combina tanto métodos qualitativos quanto quantitativos, utilizando dados documentais obtidos na Plataforma de Currículo Lattes, além das entrevistas semiestruturadas. A amostragem foi selecionada de forma não probabilística intencional, uma escolha metodológica que se alinha aos objetivos desta pesquisa e à natureza do fenômeno estudado. Isso se dá pela necessidade de focar especialmente, nas docentes dos cursos de pósgraduação em direito das Universidades Federais do Sul do Brasil para atenderem aos objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos nas entrevistas demonstram que há, de fato, a prática da colaboração científica por parte das docentes dos cursos de pósgraduação em Direito nas Universidades Federais do Sul do Brasil. Além disso, as docentes refletem sobre a importância de colaborar cientificamente no espaço acadêmico, ressaltando a relevância desta prática para o avanço do conhecimento na área do Direito e para a formação acadêmica das futuras gerações de pesquisadoras. Abstract: Scientific collaboration is a crucial activity for the communication of science, promoting closer connections among researchers, institutions, and countries with similar scientific objectives. "In this context, this dissertation aimed to characterize the scientific collaboration practices among female professors in postgraduate Law courses at Federal Universities in Southern Brazil. It seeks to address the following issue: how are the scientific collaboration practices characterized among the faculty members of postgraduate programs (stricto sensu) in Law at Federal Universities in Southern Brazil?" To achieve this purpose, specific objectives were established, namely: recognizing the practices of scientific collaboration through a literature review; contextualizing the composition of the teaching staff in the postgraduate courses in Law at Federal Universities in Southern Brazil; identifying the practices of scientific collaboration through co-authorship of the faculty members; describing the perception of the faculty members studied in this research regarding the practices of scientific collaboration. This research takes on a descriptive phenomenological approach, combining both qualitative and quantitative methods, using documentary data obtained from the Lattes Curriculum Platform, in addition to semi-structured interviews. The sampling was selected in an intentional non-probabilistic way, a methodological choice that aligns with the objectives of this research and the nature of the phenomenon studied. This is due to the need to focus especially on teachers of postgraduate law courses at Federal Universities in the South of Brazil to meet the research objectives. The results obtained in the interviews demonstrate that there is indeed a practice of scientific collaboration on the part of the female faculty members in the postgraduate courses in Law at Federal Universities in Southern Brazil. Furthermore, the faculty members reflect on the importance of collaborating scientifically in the academic space, emphasizing the relevance of this practice for advancing knowledge in the field of Law and for the academic development of future generations of researchers.
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