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dc.contributor.advisorSantos, Deivisson Vianna Dantas dospt_BR
dc.contributor.otherAlbuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.creatorFederhen, Chayannept_BR
dc.date.accessioned2024-04-03T14:12:28Z
dc.date.available2024-04-03T14:12:28Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87285
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Guilherme Souza Cavalcanti Albuquerquept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Defesa : Curitiba, 25/11/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: As unidades socioeducativas são instituições direcionadas às medidas socioeducativas de internação - privação de liberdade. Aos (às) adolescentes que cumprem essas medidas cabe o direito à atenção integral à saúde, conforme princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (PNAISARI). O presente trabalho tem como objetivo investigar como se dá a relação entre os serviços de saúde e as unidades socioeducativas no estado do Paraná na perspectiva de trabalhadoras (es) e gestoras (es) desses serviços. Trata-se de pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada por meio de entrevistas com trabalhadoras (es) de saúde dos serviços de saúde, que realizam os atendimentos aos (às) adolescentes em medida de internação, e trabalhadoras (es) de saúde das unidades socioeducativas. Realizou-se em 5 municípios do estado do Paraná: Curitiba, Fazenda Rio Grande, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Londrina. Totalizando 16 entrevistas, sendo 10 de profissionais dos serviços de saúde e 6 das unidades socioeducativas. A análise foi feita a partir de uma postura hermenêutica, a partir da transcrição das entrevistas, leituras sucessivas e elaboração de grade de análise e identificação das categorias e núcleos argumentais. Os resultados indicam 4 categorias de análise com 10 núcleos argumentais. As categorias foram: Aspectos operacionais entre saúde e socioeducação: processos de trabalho, estrutura e limitações; Percepções sobre o adolescente em conflito com a lei e seus desdobramentos em relação ao campo da saúde; Aspectos de saúde do adolescente em conflito com a lei; Cuidados na pandemia COVID-19. A discussão do trabalho se deu em artigo científico produzido, abordando a categoria "Aspectos operacionais entre saúde e socioeducação: processos de trabalho, estrutura e limitações". Assim, foi possível observar que no campo da atenção integral à saúde do adolescente em medida socioeducativa de internação, observa-se que a saúde mental e seus serviços de saúde tendem a ser o campo mais demandando, em contrapartida tende-se a um distanciamento da atenção básica nessa gestão do cuidado. As ações de saúde contam com atividades de educação em saúde, contudo o foco principal é nas consultas médicas ou psicológicas realizadas em saídas pontuais e rápidas. A atenção à saúde tende a centralizar-se na unidade socioeducativa. Assim, de modo geral, observou-se que nas relações com os serviços de saúde das redes de saúde tende-se a uma lógica assistencial-curativa, em detrimento de ações de atenção integral em saúde, pois ações de prevenção e promoção aparecem com menor enfoque. Soma-se a isso a limitação por questões de segurança que tende a direcionar as possibilidades de intervenções em saúde. Nota-se uma incongruência entre as características da unidade de privação de liberdade e as características da organização em rede territorializada dos serviços de saúde, em especial da atenção básica. Por fim, observa-se que questões de preconceitos e estigmas envolvendo o adolescente em conflito com a lei impactam sobre seu reconhecimento enquanto sujeito de direitos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The socio-educational units are institutions aimed at internment for socio-educational measures - deprivation of liberty. Adolescents undergoing these measures have the right to comprehensive health care, in accordance with the principles of the Unified Health System (SUS) and the National Policy for Comprehensive Health Care for Adolescents in Conflict with the Law, in an Internment and Provisional Internment (PNAISARI). The present work aims to investigate the relationship between health services and socio-educational units in the state of Paraná from the perspective of workers (es) and managers (es) of these services. This is an exploratory qualitative research, carried out through interviews with health workers from health services, who provide care to adolescents undergoing hospitalization, and health workers from the socio-educational units. 5 municipalities from the state of Paraná were chosen: Curitiba, Fazenda Rio Grande, Laranjeiras do Sul, Pato Branco and Londrina. Altogether 16 interviews were performed, whereas 10 were from health service professionals and 6 from socio-educational units. The analysis were conducted by a hermeneutic perspective, from interview transcriptions, successive readings and by the elaboration of an analysis grid and identification of the categories and argument nuclei. The results indicate 4 categories of analysis with 10 argument cores. The categories were: Operational aspects between health and socio-education: work processes, structure and limitations; Perceptions about the adolescent in conflict with the law and its consequences related to the health field; Aspects of adolescent health in conflict with the law; Care in the COVID-19 pandemic. The discussion of this work took place in a published scientific article, addressing the category "Operational aspects between health and socio-education: work processes, structure and limitations". Thus, it was possible to observe that in the field of comprehensive adolescent health care in a socio-educational measure of internment, the mental health and its health services tend to be the most demanding field, on the other hand, there tends to be a distancing from the primary care in this care management. Health actions cover health education activities, however the main focus is on medical or psychological consultations carried out in punctual and quick departures. Health care tends to focus on the socio-educational unit. Thus, in general, it was observed that in health services of the health networks relations there is a tendency towards a care-curative logic, to the detriment of comprehensive health care actions, as prevention and promotion actions appear with less focus. in addition, there is the limitation due the safety issues that tends to conduct the possibilities of health interventions. There is an inconsistency between the characteristics of the deprivation of liberty unit and the characteristics of the organization in a territorialized network of health services, especially primary care. Finally, it is observed that prejudgments and stigma issues involving adolescents in conflict with the law impact on their recognition as a subject of rights.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Las unidades socioeducativas son instituciones destinadas a medidas socioeducativas de detención - privación de libertad. Los y las adolescentes que cumplen con estas disposiciones tienen derecho a atención integral de salud, de acuerdo con los principios del Sistema Único de Salud (SUS) y la Política Nacional de Atención Integral a Salud de los Adolescentes en Conflicto con la Ley, en Internamiento e Internamiento Provisional (PNAISARI). Este trabajo tiene como objetivo investigar la relación entre servicios de salud e instituciones socioeducativas en el estado de Paraná desde la perspectiva de los trabajadores(as) y gerentes de estos servicios. Se trata de una investigación cualitativa exploratoria, realizada a partir de entrevistas con trabajadores(as) de la salud en los servicios de esta área, que brindaban atención a los y las adolescentes en detención, y a los trabajadores(as) de salud de las instituciones socioeducativas. Se llevó a cabo en 5 municipios del estado de Paraná: Curitiba, Fazenda Rio Grande, Laranjeiras do Sul, Pato Branco y Londrina. Un total de 16 entrevistas, 10 a profesionales de los servicios de salud y 6 de las unidades socioeducativas. Se hizo el análisis desde una postura hermenéutica, por medio de la transcripción de las entrevistas, lecturas sucesivas y elaboración de una cuadrícula de análisis e identificación de las categorías y núcleos argumentales. Los resultados indican 4 categorías de análisis con 10 núcleos de argumentos. Las categorías fueron: Aspectos operacionales entre salud y socioeducación: procesos de trabajo, estructura y limitaciones; Percepciones sobre los y las adolescentes en conflicto con la ley y sus consecuencias en el ámbito de la salud; Aspectos de la salud del adolescente en conflicto con la ley; Atención en la pandemia de COVID-19. La discusión del trabajo ocurrió en la elaboración en un artículo científico que abordó la categoría "Aspectos operacionales entre salud y socioeducación: procesos de trabajo, estructura y limitaciones". Así, se pudo observar que en el campo de atención integral a la salud del adolescente en medida socioeducativa de privación de libertad en instituciones socioeducativas, la salud mental y sus servicios de salud tienden a ser el campo más requerido; por otro lado, la atención primaria sigue una predisposición a encontrarse distanciada en esta gestión del cuidado en salud. Las acciones de salud se apoyan en actividades de educación para la salud, sin embargo, el enfoque principal está en las consultas médicas o psicológicas realizadas en salidas puntuales y rápidas. La atención a salud propende a centrarse en la unidad socioeducativa. En general, se observó que en las relaciones con los servicios de salud hay una tendencia hacia una lógica cuidado-curativa, en detrimento de las acciones de atención integral en salud, ya que las acciones de prevención y promoción aparecen con menor énfasis. A esto, se suma la limitación por cuestiones de seguridad que se extiende a la orientación de las posibilidades de las intervenciones en salud. Hay una incongruencia entre las características de la unidad de privación de libertad y las características de la organización en una red territorializada de servicios de salud, especialmente de atención primaria. Por fin, se observa que cuestiones de prejuicio y estigma que involucran a los y las adolescentes en conflicto con la ley impactan su reconocimiento como sujetos de derechos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde do Adolescentept_BR
dc.subjectServiço de saúdept_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.titleQuais os caminhos entre a saúde e a socioeducação? : um estudo sobre as intermediações entre serviços de saúde e unidades socioeducativas no Estado do Paranápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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