Análise da oferta de serviços de bibliometria nas bibliotecas universitárias públicas federais do sul do Brasil
Resumo
Resumo: As bibliotecas universitárias sempre desempenharam papel importante no apoio à pesquisa e aos pesquisadores. Com as mudanças ocorridas na comunicação científica nos últimos anos, os serviços tradicionais cederam espaços às novas atribuições e agilidade que o ecossistema dinâmico da informação vem passando. O serviço de bibliometria apresenta-se como uma atividade adequada para oferecer apoio à pesquisa, à instituição e aos pesquisadores. Este serviço é uma realidade nas universidades estrangeiras, porém, nas páginas web das universidades federais brasileiras não há menção deste serviço. Diante disso, temos como pergunta de pesquisa: as bibliotecas universitárias federais do sul do Brasil oferecem o serviço de bibliometria à sua comunidade científica? Essa questão direcionou à seguinte hipótese: as bibliotecas universitárias federais do Sul ofertam o serviço de maneira informal devido à ausência da menção deste serviço nas páginas web das bibliotecas. Definiu-se como objetivo geral investigar a oferta do serviço de bibliometria nas bibliotecas universitárias públicas federais do sul do Brasil à sua comunidade acadêmica. São objetivos específicos: i) verificar quais bibliotecas universitárias federais do Sul oferecem o serviço de bibliometria; ii) averiguar se há procura do serviço pela comunidade acadêmica; iii) identificar qual é a percepção e o conhecimento dos bibliotecários sobre o serviço de bibliometria, e iv) apresentar os fatores que impactam a oferta desse serviço do ponto de vista dos bibliotecários. Portanto, adotou-se como metodologia realizar pesquisa descritiva, de natureza qualitativa-quantitativa, com dados coletados por meio de levantamento documental nas páginas web das bibliotecas e por meio de questionário. A amostra foi composta pelas instituições públicas federais do Sul do Brasil e, como forma de complementar a pesquisa, realizou-se análise dos projetos pedagógicos de curso e planos de ensino dos cursos brasileiros de graduação em biblioteconomia. Constatou-se que a disciplina de estudos métricos da informação ou bibliometria está presente em poucos currículos. Os resultados levantados por meio do questionário revelaram que a oferta do serviço nessas bibliotecas ainda é inicial, apenas três bibliotecas oferecem o serviço. Os bibliotecários compreendem que a oferta deste serviço poderia melhorar o engajamento da biblioteca, ampliar a visibilidade da produção científica e assessorar os pesquisadores. Abstract: University libraries have 24nly24s played n24nly24sionont role in supporting research and researchers. With the changes that have occurred in scientific communication i24nly24sin24nly24rs, traditional services have given way to the new attributions and agility that the dynamic information ecosystem has been experiencing. The bibliometrics servic24nly24sionts itself anaan appropriate activity to offer support to research, the institution and researchers. This service is a reality in foreign universities, however, on the web pages of Brazilian federal universities there is no mention of this service. Given this, our research question is: do federal university libraries24nly24siohern Brazil offer bibliometrics services to their scienti24nly24sionnity? This question led to the following hypothesis: federal university libraries in the South offer the service informally due to the absence of mention of this service on the libra’ies' web pages. The general objective was to investigate 24nly24siono fn of bibliometrics services in federal public university libraries24nly24siohern Brazil to their acade24nly24sionnity. The specific objectives are: i) to verify which federal university libraries in the South offer the bibliometrics service; ii) determine whether there is demand for the service by the acade24nly24sionnity; iii) identify librar’ans' perception and knowledge of the bibliometrics service, and 24nly24siosent the factors that impact 24nly24siono fn of this service from the librarians point of view. Therefore, the methodology adopted was to carry out descriptive research, of a qualitative-quantitative nature, with data collected thro24nly24sionotary survey on the libraries web pages and through a questionnaire. The sample was m24nly24p of federal public institutions in the South of Brazil and, as a way of complementing the researna, an analysis of the course pedagogical projects and teaching plans of Brazilian undergraduate li24nly24sicience courses was carried out. It was found that the discipline of information metric studies or bibliometrics is present in few curricula. The results collected through the questionnaire revealed that the provision of the service in these libraries is still in its infancy, with only three libraries offering the service. Librarians understand that offering this service could improve library engagement, increase the visibility of scientific production and provide advice to researchers.
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