Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBueno, Roberto Eduardo 1973-pt_BR
dc.contributor.otherKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.creatorGeraldo, Paula Reginapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T21:27:33Z
dc.date.available2024-03-20T21:27:33Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87207
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Eduardo Buenopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Helena Midori Kashiwagipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 08/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação tem como objetivo geral contribuir para a promoção da saúde docente por meio da integração da atividade física nos espaços verdes urbanos e à sensibilização para o ensino das ciências ambientais, o qual o público-alvo são professores de todas as áreas. A atividade física proporciona muitos benefícios, como melhora na qualidade de vida, redução de mortes, aumento da autonomia e menor sedentarismo, devendo ser incentivada em todos os momentos da vida devido aos seus benefícios para a saúde. Portanto, justifica-se o presente estudo e produção de um guia personalizado ao docente, que vem ao encontro da importância da adesão das práticas de promoção da saúde física, social, mental e à qualidade de vida de docentes pelo contato direto com as áreas verdes, adicionando o despertar destas práticas com a conscientização socioambiental destes profissionais que serão multiplicadores da educação física integrada ao ensino das ciências ambientais juntos aos seus discentes e colegas de trabalho. Na vertente da pesquisa de dissertação ora implementada, realizou-se a análise de conteúdo do referido "Guia de Atividade Física para a População Brasileira" com aporte da Técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, para análise e interpretação de textos. O presente estudo observou que a saúde docente está cada vez mais influenciada pelas cobranças elevadas, metas, desvalorização profissional, conflitos, salas de aulas com excesso de alunos, entre outros aspectos do trabalho docente. Observa-se a necessidade de mais projetos relacionados diretamente à saúde docente. Também, se percebe a necessidade de construção de paradigmas interdisciplinares e intersetoriais de promoção da saúde que envolvam a saúde e educação, favorecendo assim a prevenção de doenças ocupacionais e a manutenção da saúde docente e as suas consequências no trabalho cotidiano. O produto dessa dissertação foi o guia de atividades físicas em áreas verdes especificamente para professores, o qual pode instigar a promoção da saúde física, social e mental dos docentes. Isto pode ter sinergia quando se conjuga as atividades físicas em áreas verdes, aliadas ao contato com a natureza e promovendo a conscientização e educação socioambiental de docentes. A forma como os docentes levam a vida acaba influenciando o seu bemestar e consequentemente a sua saúde e o desempenho no seu trabalho. Concluindo assim que essa prática específica seja realizada constantemente e em ambientes verdes, beneficiando a saúde como um todo, para reduzir o estresse, se manter ativo, promover a interação com o meio ambiente e com isso aumentar a sensação de felicidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has the general objective of contributing to the promotion of teacher health through the integration of physical activity in urban green spaces and raising awareness of the teaching of environmental sciences, the target audience being teachers from all areas. Physical activity provides many benefits, such as improving quality of life, reducing deaths, increasing autonomy and less sedentary lifestyle, and should be encouraged at all times of life due to its health benefits. Therefore, the present study and production of a personalized guide for teachers is justified, which meets the importance of adhering to practices to promote the physical, social and mental health and quality of life of teachers through direct contact with green areas , adding the awakening of these practices with the socio-environmental awareness of these professionals who will be multipliers of physical education integrated into the teaching of environmental sciences together with their students and co-workers. In terms of the dissertation research now implemented, a content analysis of the aforementioned "Physical Activity Guide for the Brazilian Population" was carried out with the support of Laurence Bardin's Content Analysis Technique, for analysis and interpretation of texts. The present study observed that teaching health is increasingly influenced by high demands, targets, professional devaluation, conflicts, classrooms with an excess of students, among other aspects of teaching work. There is a need for more projects directly related to teacher health. Also, there is a need to build interdisciplinary and intersectoral health promotion paradigms that involve health and education, thus favoring the prevention of occupational diseases and the maintenance of teaching health and its consequences in daily work. The product of this dissertation was the guide to physical activities in green areas specifically for teachers, which can encourage the promotion of teachers' physical, social and mental health. This can have synergy when combining physical activities in green areas, combined with contact with nature and promoting socio-environmental awareness and education for teachers. The way teachers lead their lives ends up influencing their well-being and consequently their health and performance at work. In conclusion, this specific practice is carried out constantly and in green environments, benefiting health as a whole, to reduce stress, stay active,pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiencias ambientaispt_BR
dc.subjectEducação fisicapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titlePromoção da saúde docente em verde urbano : integração entre educação física e ensino das ciências ambientaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples